O ‘Domingo da Palavra de Deus’

Data litúrgica, instituída por Francisco em 2019, acontece no 3º Domingo do Tempo Comum / Vatican Media

Toda a Igreja é chamada a celebrar solenemente o próximo “Domingo da Palavra de Deus”, em 24 de janeiro, o 3º Domingo do Tempo Comum. Nas escrituras, escreve o Papa Francisco na carta que instituiu essa nova data litúrgica, Jesus “revela o sentido do mistério Pascal, que, segundo o projeto eterno do Pai, Jesus deveria morrer e ressuscitar dos mortos para oferecer a conversão e o perdão dos pecados”.

Esta será apenas a segunda vez em que a nova data litúrgica será celebrada, pois o Papa a instituiu em setembro de 2019, na carta apostólica em forma de motu proprio (legislação) Aperuit ilis (“Abriu-lhes” o entendimento).

Embora tal mensagem esteja pre- sente toda vez que é celebrada a Eucaristia, o Papa Francisco quis destacar ao menos um domingo no ano para que essa reflexão seja mais explícita, e para que se intensifique a meditação da Palavra de Deus na Igreja.

“A relação entre o Ressuscitado, a comunidade dos que creem e a Sagrada Escritura é extremamente vital para a nossa identidade”, diz ele. “Sem o Senhor que nos introduz na Sagrada Escritura é impossível compreendê-la em profundidade; mas é verdade, também, o contrário, ou seja, que, sem a Sagrada Escritura, permanecem indecifráveis os acontecimentos da missão de Jesus e da sua Igreja no mundo.”

Conforme explica a Congregação para o Culto Divino, esse domingo convida todos os fiéis a valorizar o peso central que tem a Sagrada Escritura na vida cristã, “como também a relação entre a Palavra de Deus e a liturgia”. Para os mais atentos, estimula-se ler a introdução do Missal Romano, em que se explicam os princípios da liturgia, mas todos são incentivados a rezar a liturgia das horas e, onde for possível, participar dos sacramentos com atenção especial às leituras que os orientam. “Por meio das leituras bíblicas proclamadas na liturgia, Deus fala com o seu povo e Cristo mesmo anuncia o seu Evangelho. Cristo é o centro e a plenitude de toda a Escritura, o Antigo e o Novo Testamento”, explica o documento, assinado pelo Cardeal Robert Sarah e por Dom Arthur Roche, respectivamente, Prefeito e Secretário da Congregação para o Culto Divino. Eles também incentivam a leitura meditada, intercalada de momentos de silêncio, para que “a Palavra seja acolhida interiormente”.

O Papa Francisco celebrará o Domingo da Palavra de Deus na Basílica de São Pedro, às 6h, no horário de Brasília, com transmissão pelas redes sociais do VaticanNews.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários