Confira nossa versão impressa

Papa Francisco nomeia brasileiro como membro da Pontifícia Academia das Ciências

Papa Francisco nomeia brasileiro como membro da Pontifícia Academia das Ciências
Papa Francisco em visita à Pontifícia Academia das Ciências (Foto: Arquivo Vatican Media)

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 14, a nomeação de José Nelson Onuchic, professor de biofísica molecular na Universidade de Rice em Houston, nos Estados Unidos, como membro ordinário da Pontifícia Academia das Ciências.

Nascido em 17 de janeiro de 1958, em São Paulo, Onuchic possui formação em engenharia elétrica, física e doutorado em química pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Antes de ingressar na Universidade de Rice, em Houston, onde além de professor, atua como co-diretor do Centro de Física Biológica Teórica, o novo membro lecionou na Universidade de São Paulo (USP), e na Universidade de San Diego (Califórnia).

Foi, também, membro da Sociedade de Física Americana, Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, e da Academia Brasileira de Ciências.

Sua principal área de pesquisa está relacionada a métodos teóricos entre física e a biologia, com efeitos também sobre biologia e a genômica humana.

A PONTIFÍCIA

Fundada em Roma em 1603, a Pontifícia Academia das Ciências tem suas raízes na Academia dos Linces, a primeira academia exclusivamente científica do mundo, e é uma entidade independente dentro da Santa Sé.

Sendo reconhecida internacionalmente, a Accademia dei Lincei nomeou Galileo Galilei como membro em 25 de agosto de 1610, mas não sobreviveu à morte de seu fundador, Federico Cesi. Em 1847, o Papa Pio IX restaurou a Academia como a Pontifícia Academia dos Novos Linces. Posteriormente, em 1936, o Papa Pio XI alterou o nome do organismo para o atual.

Instalada na Casa Pio IV, a Pontifícia Academia das Ciências atua nos âmbitos internacional, multirracial e tem seu trabalho desenvolvido em seis áreas principais: ciências fundamentais, ciência e tecnologia de problemas globais, ciência para os problemas do mundo em desenvolvimento, política científica, bioética e epistemologia.

MEMBROS

Formado por cientistas de diferentes áreas do conhecimento e nacionalidade, os Pontifícios Acadêmicos são nomeados pelo Santo Padre após serem eleitos pelo corpo de Acadêmicos e participam de grupos de estudos e encontros organizados pela Academia para analisar questões específicas. 

LEIA TAMBÉM

Farmácia Vaticana investe em tecnologia para o atendimento da população

CONECTADOS

Durante os dias 7 e 9, a Pontifícia Academia das Ciências realizou a primeira plenária virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, sobre a temática da própria COVID-19.

Em mensagem enviada para o primeiro dia de encontro, o Papa Francisco elogiou a escolha do assunto principal. Para ele, tal decisão demonstra o compromisso em colocar a pesquisa científica de base ao serviço da saúde do planeta e de seus habitantes “especialmente os mais pobres e desfavorecidos”, enfatizou.

O Santo Padre, refletiu, ainda, os impactos da pandemia: “O vírus, afetando a saúde das pessoas, também afetou todo o tecido social, econômico e espiritual da sociedade, paralisando as relações humanas, o trabalho, a produção, o comércio e até mesmo muitas atividades espirituais. Com enorme impacto sobre a educação”, afirmou o Pontífice realçando que: “Nenhum de nós pode deixar de estar preocupado com o impacto da crise sobre os pobres do mundo”.

OLHAR BRASILEIRO

Outro membro brasileiro da Academia é o professor do Instituto de Física de São Carlos (SP), Vanderlei Bagnato. Em entrevista ao Vatican News, ele comentou que a entidade tem a função de alertar e estabelecer uma posição que vá de encontro com a Doutrina Social da Igreja, reiterando que a entidade prioriza a aplicação de soluções cientificas que estejam pautadas na fraternidade e no convívio entre as pessoas.

Veja a entrevista completa

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Sobre o terrorismo que destruiu templos católicos no Chile

Acordei com as cenas de uma igreja chilena ardendo em chamas. Em nome de ideologias, jovens terroristas...

Solenidade de Todos os Santos

Celebrando Todos os Santos e os Fiéis Defuntos, respectivamente, pedimos a intercessão da Igreja que já triunfa no Céu e oferecemos sufrágios...

Escolas comunitárias: um direito dos pais na educação de seus filhos

No dia 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os líderes mundiais envolvidos com a educação...

Comunhão dos Santos

Ao longo deste mês de outubro, o nome de Carlo Acutis – beatificado no último dia 10, em Milão, na Itália –...

Papa Francisco reconhece martírio e virtudes heroicas de brasileiros

Nesta quarta-feira, 28, foram publicados os decretos da Congregação para a Causa dos Santos autorizados pelo Papa...

Newsletter