Confira nossa versão impressa

Papa Francisco relança o Pacto Educativo Global

Papa Francisco relança o Pacto Educativo Global
Vatican News

O Papa Francisco volta ao tema da educação, central em seu ensinamento e no diálogo com o mundo. Na próxima quinta-feira, 15, às 14h30 (horário europeu) com uma mensagem em vídeo, o Pontífice relançará a campanha do “Pacto Educativo Global”, tema que faz parte de seu programa porque, como repetiu várias vezes, “educar é um ato de esperança”.

No final da Mensagem, o Papa Francisco convidará todas as pessoas de boa vontade para que participem do “Pacto Educativo Global”, um pacto para gerar mudanças em escala planetária, para que a educação seja um criador de fraternidade, paz e justiça. Uma necessidade ainda mais urgente neste tempo marcado pela pandemia.

A mensagem em vídeo do Papa será transmitida durante um evento na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, promovido pela Congregação para a Educação Católica, especificamente dedicado ao mundo acadêmico, que pode ser acompanhado ao vivo online através do portal do Vatican News e dos canais Youtube (a transmissão terá tradução simultânea em inglês, francês, espanhol e português) e através dos canais de distribuição do Vatican Media.

Criar uma aliança educacional

O evento retomará o apelo feito pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019: “Há necessidade de unir esforços e de criar uma aliança educacional – afirmava o Papa – é por isso que desejo encontrá-los em Roma”, reiterando mais tarde o convite aos embaixadores de todo o mundo, reunidos por ocasião do discurso ao Corpo Diplomático (9 de janeiro de 2020).

A pandemia da Covid-19, como se sabe, obrigou a cancelar o evento no Vaticano, mas sem interromper o projeto. Assim, a “Aldeia Global da Educação”, onde seriam apresentadas as experiências educacionais internacionais, foi transformada em um espaço virtual: nesses meses, de fato, foram realizadas mais de 70 experiências educacionais no mundo inspiradas nos temas do Pacto: dignidade e direitos humanos, paz e cidadania, ecologia integral, fraternidade e desenvolvimento. As experiências foram selecionadas pela Escola Superior Encontro e Solidariedade (EIS), da Universidade LUMSA de Roma, que as apresentará durante uma próxima conferência, compartilhando-as também no site do evento.

O caminho preparatório teve a realização de 8 seminários internacionais presenciais e, a partir de março, serão feitos numerosos encontros “à distância”, aos quais acrescentamos agora o evento do próximo 15.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Indulgência plenária do Dia de Finados poderá ser obtida durante todo o mês de novembro

No dia 2, a Igreja incentiva os fiéis a rezar pelas almas que ainda não chegaram ao Céu, mas estão se purificando...

‘Vivemos para amar a Deus e morremos para ir ao encontro de Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 31,...

Fratelli tutti e as polêmicas considerações sobre o neoliberalismo e o populismo

Fratelli tutti (FT) é uma encíclica social, voltada aos problemas socioeconômicos do mundo atual, regido pela economia de mercado. Nesse sentido, chama...

Rede Vida lança canais com programação educativa gratuita

Desde o dia 1º de outubro, a Rede Vida de Televisão iniciou um projeto que marca as...

Papa impõe o pálio no novo Patriarca latino de Jerusalém

Nomeado Patriarca em 25 de outubro, até então, Dom Pierbattista Pizzaballa, exercia o ofício de Administrador Apostólico do Patriarcado

Newsletter