Papa Francisco visitará o Iraque em 2021

Viagem será a primeira do Pontífice desde o início da pandemia do novo coronavírus

Presidente do Iraque, Barham Salih com o Papa Francisco / ANSA

Entre 5 e 8 de março de 2021, o Papa Francisco fará uma viagem apostólica ao Iraque. A notícia foi dada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, que também informou que o Santo Padre visitará Bagdá, região de Ur, ligada à memória de Abraão, as cidades de Irbil, Mosul e Qaraqosh, na área de Nínive.

A viagem é uma resposta ao pedido feito pelo Presidente do País, Barham Salih em junho de 2019, quando o chefe de estado recebeu o Patriarca Caldeu, Cardeal Louis Raphael Sako e afirmou que a presença do Papa representaria um “evento histórico”.

Neste mesmo ano, em uma plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO), o Papa Francisco também expressou seu desejo de visitar o Iraque. Esta será a primeira vez que um Papa viajará ao País. 

LEIA TAMBÉM

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

RELAÇÕES

Durante audiência realizada em 25 de janeiro deste ano, o Santo Padre recebeu presidente iraquiano no Vaticano.

Na ocasião, foi ressaltado a necessidade de preservação da presença histórica dos cristãos no País, garantido a eles segurança e um lugar no futuro do Iraque, considerando os inúmeros conflitos e crises humanitárias que assolam a região.

NA HISTÓRIA

Ao longo das últimas décadas, o número de cristãos no Iraque diminuiu consideravelmente, de acordo com dados do relatório “Perseguidos e Esquecidos? ”, produzido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e divulgado em outubro do ano passado.

Segundo a pesquisa, até 2003, havia 1,5 milhão de cristãos no Iraque. Em 2019, a taxa foi de apenas 150 mil, uma queda de aproximadamente 90%.

No ano 2000, o Papa São João Paulo II visitaria o Iraque no contexto da peregrinação jubilar. A viagem a Ur dos Caldeus estava prevista para ser a primeira da série, mas não ocorreu por decisão de Saddam Hussein, à época, Presidente do País.

 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários