Confira nossa versão impressa

Papa nomeia Dom Semeraro Prefeito da Congregação das Causas dos Santos

Papa nomeia Dom Semeraro Prefeito da Congregação das Causas dos Santos
Foto de Arquivo: Vatican Media

O Papa Francisco nomeou Dom Marcello Semeraro, até então bispo de Albano, Itália, novo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Ele sucede ao Cardeal Giovanni Angelo Becciu, que renunciou ao seu cargo no último dia 24 de setembro.

BIOGRAFIA

Dom Semeraro, que em dezembro completará 73 anos, nasceu em Monteroni di Lecce, na Puglia, Sul da Itália. Ordenado Sacerdote em 1971, foi nomeado por São João Paulo II Bispo de Oria, também na Itália, em 1998. Foi transferido para a Igreja Suburbicária de Albano em outubro de 2004.

Atualmente é Administrador Apostólico do Mosteiro Exárquico de Santa Maria de Grottaferrata e Delegado Pontifício da Ordem Basiliana da Itália.

Recebeu sua formação inicial no Pontifício Seminário Regional Pugliese Pio XI de Molfetta e, posteriormente, aperfeiçoou os estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, onde fez o mestrado e doutorado em Sagrada Teologia.

Em seguida, iniciou o ministério do ensino da Teologia dogmática no Instituto Teológico Pugliese e depois também de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense.

Publicou vários livros, artigos e verbetes de dicionário sobre temas de eclesiologia. Após o chamado ao episcopado publicou textos sobre a pastoral e a espiritualidade sacerdotal, entre os quais “Escutar e Curar o Coração. Discernimento na vida dos pastores da Igreja”, com o Prefácio escrito pelo Papa Francisco.

Dom Semeraro foi secretário especial da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre O Bispo: Servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo. Participou como membro por nomeação pontifícia na 14ª Assembléia Geral Ordinária sobre A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo; na 15ª Assembleia Geral Ordinária sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional e na Assembleia Especial para a Região Pan-Amazônica em 2019.

Desde de 2013 foi secretário do “Conselho de Cardeais” para ajudar o Santo Padre no governo universal da Igreja. Ele é membro da Congregação das Causas dos Santos e do Dicastério para a Comunicação e consultor da Congregação para as Igrejas Orientais.

É também presidente da Conferência Episcopal do Lácio da Comissão Regional para a Doutrina da fé, o anúncio e a catequese; membro da Comissão Episcopal da Conferência Episcopal Italiana para a Doutrina da Fé, o anúncio e a catequese; e presidente do Conselho de Administração.

Em 21 de setembro do ano passado Dom Semeraro acolheu o Papa Francisco em visita pastoral a Albano.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

As mulheres não devem ter voz na Igreja?

Hoje respondo a essa dúvida do Reginaldo de Assis, de São Roque (SP): “Gostaria de entender melhor um trecho da Bíblia que...

Sobre o terrorismo que destruiu templos católicos no Chile

Acordei com as cenas de uma igreja chilena ardendo em chamas. Em nome de ideologias, jovens terroristas...

Solenidade de Todos os Santos

Celebrando Todos os Santos e os Fiéis Defuntos, respectivamente, pedimos a intercessão da Igreja que já triunfa no Céu e oferecemos sufrágios...

Escolas comunitárias: um direito dos pais na educação de seus filhos

No dia 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os líderes mundiais envolvidos com a educação...

Comunhão dos Santos

Ao longo deste mês de outubro, o nome de Carlo Acutis – beatificado no último dia 10, em Milão, na Itália –...

Newsletter