Papa nomeia novo Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos

Função era desempenhada pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, 80, que solicitou sua renúncia por limite de idade

Dom Mario Grech e o Papa Francisco. Crédito: Vatican News

O Papa Francisco anunciou na terça-feira, 15, Dom Mario Grech, Bispo Emérito da Diocese de Gozo, uma pequena ilha mediterrânea que pertence a Malta, como novo Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos. Ele sucederá o Cardeal Lorenzo Baldiseri, que apresentou ao Pontífice seu pedido de renúncia ao atingir o limite canônico de idade, 80 anos.

Dom Grech tem 63 anos e, desde outubro de 2019, colaborava com o Cardeal Baldisseri como Pró-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.

Nascido em 20 de fevereiro de 1957, em Qala, também em Malta, Dom Grech foi ordenado sacerdote em 1984, e nomeado Bispo de Gozo em novembro de 2005, pelo Papa Emérito Bento XVI.

A pequena ilha no centro do mar Mediterrâneo, Gozo é parte da República de Malta, com uma população de cerca 32 mil pessoas. A Diocese é uma das menores da Igreja Católica, mas apresenta uma das taxas mais altas de sacerdotes em relação à população.

Também devido à posição geográfica de sua antiga Diocese, o novo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos falou em várias ocasiões sobre a tragédia dos migrantes. Uma “questão complexa”, declarou em uma entrevista anterior ao Vatican News, que “deve ser seguida e abordada com grande calma, com muita prudência, mas também com muita responsabilidade”, porque antes de tudo “devemos proteger a vida humana”.

O SÍNODO DOS BISPOS

Instituído pelo Papa Paulo VI por meio do o Motu Proprio “Apostolica sollicitudo” (cuidado apostólico em português), de 15 de setembro de 1965, o Sínodo dos Bispos é uma instituição eclesiástica permanecente do Colégio Episcopal, que prevê a reflexão e aprofundamento de temas relacionados a Igreja, de forma a acompanhar as mudanças de cada período, como forma de que a experiência feita no Concílio Vaticano II, continuasse perpetuando por toda a história.

A primeira assembleia geral ordinária aconteceu dois anos mais tarde de sua criação, entre os dias 29 de setembro a 29 de outubro de 1967, e teve como tema central: “A preservação e o fortalecimento da fé católica a sua integridade, o seu vigor, o seu desenvolvimento, a sua coerência doutrinal e histórica”.

A última Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos foi sobre a Pan-Amazônica ocorreu de 6 a 27 de outubro de 2019, como o tema: “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.

LEIA MAIS

Conheça o histórico dos Sínodo dos Bispos

(Com informações de: Vatican News e Canção Nova)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários