Um ano especial pelo 5º aniversário da Laudato si’

O Papa Francisco reforçou seu apelo por uma humanidade mais atenta ao “cuidado à casa comum”, o planeta Terra, e às pessoas mais vulneráveis. Após a oração do Regina Coeli, no domingo, 24, ele mencionou que este ano de 2020 marca o quinto aniversário da encíclica Laudato si’ (Louvado seja), cuja repercussão internacional foi ampla desde o seu lançamento, dentro e fora da Igreja.

Começando em 24 de maio de 2020 e terminando no mesmo dia de 2021, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral promoverá uma série de iniciativas, palestras e eventos para enfatizar “a atenção ao grito da Terra e dos pobres”, disse o Papa.

“Convido todas as pessoas de boa vontade a aderirem”, acrescentou, publicando também uma oração especial para esse período de pandemia do novo coronavírus e associando-a à intenção de maior proteção do meio ambiente e da vida humana.

A encíclica, publicada em 24 de maio de 2015, foi resultado de uma ampla consulta a especialistas em meio ambiente, economia, clima e problemáticas sociais. Além de reconhecer o momento crítico que a humanidade vive, no qual é preciso decidir entre deixar um legado positivo ou negativo às futuras gerações – uma “solidariedade intergeracional” –, o documento atribui ao ser humano o papel de “guardião da Criação divina”.

Na Laudato si’, o Papa Francisco apresenta como inseparáveis os problemas ambientais e os problemas sociais. Suas origens são comuns e alimentam círculos viciosos. Para cuidar de ambos, é preciso passar por uma “conversão ecológica”, na qual a vida humana é colocada ao centro das decisões, e inseparável dos cuidados ao meio ambiente.

“Agora, mais do que nunca, possamos nos sentir todos interconectados e interdependentes”, diz a oração do Papa para o ano especial. A programação completa da comemoração pode ser acessada no site www.humandevelopment.va (em italiano, espanhol ou inglês).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários