Confira nossa versão impressa

Um ano especial pelo 5º aniversário da Laudato si’

O Papa Francisco reforçou seu apelo por uma humanidade mais atenta ao “cuidado à casa comum”, o planeta Terra, e às pessoas mais vulneráveis. Após a oração do Regina Coeli, no domingo, 24, ele mencionou que este ano de 2020 marca o quinto aniversário da encíclica Laudato si’ (Louvado seja), cuja repercussão internacional foi ampla desde o seu lançamento, dentro e fora da Igreja.

Começando em 24 de maio de 2020 e terminando no mesmo dia de 2021, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral promoverá uma série de iniciativas, palestras e eventos para enfatizar “a atenção ao grito da Terra e dos pobres”, disse o Papa.

“Convido todas as pessoas de boa vontade a aderirem”, acrescentou, publicando também uma oração especial para esse período de pandemia do novo coronavírus e associando-a à intenção de maior proteção do meio ambiente e da vida humana.

A encíclica, publicada em 24 de maio de 2015, foi resultado de uma ampla consulta a especialistas em meio ambiente, economia, clima e problemáticas sociais. Além de reconhecer o momento crítico que a humanidade vive, no qual é preciso decidir entre deixar um legado positivo ou negativo às futuras gerações – uma “solidariedade intergeracional” –, o documento atribui ao ser humano o papel de “guardião da Criação divina”.

Na Laudato si’, o Papa Francisco apresenta como inseparáveis os problemas ambientais e os problemas sociais. Suas origens são comuns e alimentam círculos viciosos. Para cuidar de ambos, é preciso passar por uma “conversão ecológica”, na qual a vida humana é colocada ao centro das decisões, e inseparável dos cuidados ao meio ambiente.

“Agora, mais do que nunca, possamos nos sentir todos interconectados e interdependentes”, diz a oração do Papa para o ano especial. A programação completa da comemoração pode ser acessada no site www.humandevelopment.va (em italiano, espanhol ou inglês).

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

‘Que sejamos pedras vivas na edificação da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta terça-feira, 20, na capela...

Aos 85 anos, morre o Padre Daniel Francis McLaughlin

Sacerdote norte-americano era missionário no Brasil desde 1981, e atuou em paróquias das zonas Leste e Noroeste da cidade de São Paulo

CoronaVac é a vacina em teste mais segura contra covid-19

A informação foi dada hoje pelo diretor do Instituto Butantan O diretor do Instituto...

Vândalos colocam fogo em igrejas em Santiago, no Chile

“A violência é má, e quem semeia violência consegue destruição, dor e morte. Nunca justifiquemos nenhuma violência”, afirmou o Arcebispo de Santiago,...

Número de mortes violentas aumenta 7,1% no 1º semestre, diz anuário

O maior crescimento desse tipo de crime ocorreu no Ceará No primeiro semestre deste...

Newsletter