A festa pascal da misericórdia

Aparentemente muito diferentes entre si, São João Paulo II e o Papa Francisco compartilham da mesma convicção da posição central da misericórdia na vida cristã. O primeiro, baseando-se na santa polonesa Faustina Kowalska, instituiu a celebração da Divina Misericórdia, no domingo logo posterior ao da Páscoa. O segundo, para o … Leia mais

A imagem da Misericórdia

Na vertente profética da “Divina Misericórdia”, o simbolismo joanino do ícone de Cristo misericordioso está intimamente ligado à liturgia do 2º Domingo da Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia e, por isso mesmo, ao antigo conteúdo batismal e mistagógico do Domingo In albis. Sua veneração inspira a “catequese querigmática”, isto é, o … Leia mais

A misericórdia na renovação de Francisco

Sem avançar aqui propriamente no tema litúrgico, a nova tradução brasileira do Missal Romano (MR), muito fiel à terceira edição típica latina (2008), oferece linhas evolutivas quanto ao anúncio, à mística e à beleza da economia da misericórdia, respectivamente, querigma, mistagogia e via pulchritudinis (cf. Evangelii gaudium, EG 164-167). De … Leia mais

Santa Faustina: profetisa da misericórdia

Para celebração em 5 de outubro, foi inscrita no Calendário Romano Geral a memória facultativa de Santa Faustina Kowalska, virgem, pois, o que ela descreveu no Diário da sua alma, ouvindo o Senhor Jesus Misericordioso, tornou-se a inspiração para um movimento destinado a proclamar e implorar a misericórdia divina para … Leia mais

Centros Culturais da Misericórdia

Nunca devem ser desprezadas as grandes intuições e profecias da Igreja, e uma delas, certamente, está consubstanciada no Vademecum dos Centros Culturais Católicos (1998), elaborado pelo então Pontifício Conselho da Cultura, sob a inspiração do “projeto cultural da Igreja italiana”. Ao Vademecum se seguiu um importante documento – hoje um pouco esquecido –, “Para … Leia mais

‘Misericórdia sinodal’

Na constituição apostólica In Ecclesiarum communione (06/01/2023), para a reorganização do Vicariato de Roma em face da “mudança de época”, o Papa Francisco, Bispo de Roma, insiste que à sua Diocese cabe uma “particular responsabilidade” e “exemplaridade”, pois na Igreja de Roma, de origem apostólica, com singular luminosidade se reflete o rosto … Leia mais

Misericórdia e sinodalidade para o Terceiro Milênio

Em 2015, na Bula Misericordiae vultus de proclamação do Ano da Misericórdia, o Papa Francisco reafirmou a missão primeira da Igreja de “introduzir a todos no grande mistério da misericórdia de Deus […] como o centro da Revelação de Jesus Cristo […] Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo … Leia mais

O tempo da misericórdia e a salvação da cultura

Uma renovada pastoral da Igreja para o anúncio da misericórdia, em torno do método hermenêutico-pedagógico “tempo-culto-cultura”, permite um olhar em profundidade para o Terceiro Milênio, sobretudo a partir desta palavra de Cristo antes de sua Ascensão e do Pentecostes: “Não compete a vós conhecer os tempos [chronoi] e os momentos … Leia mais

O novo humanismo da misericórdia

Terminado o Concílio Vaticano II, São Paulo VI usou esta imagem: “O Concílio é como um manancial que dá nascimento a um rio. Pode a fonte estar situada ao longe, mas a corrente do rio nos segue” (Audiência, 12/01/1966). Porém, para formar esse imenso caudal que nos conduzirá ao futuro, … Leia mais

O simbolismo da misericórdia

Proceder por analogia, por meio dos sinais e símbolos, permite re-unificar – esta é a função originária do símbolo – a natureza tridimensional da existência cristã, no sentido de que a nossa missão histórico-salvífica em Cristo seja conatural com o discernimento dos “sinais dos tempos”. Mistério-celebração-vida representam o pensamento teológico … Leia mais