A Igreja é missão

Outubro é o mês missionário e o tema é “A Igreja é missão”, e, como inspiração bíblica, “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A Igreja, em sua identidade, é essencialmente missão e missionária, pois não se reduz a uma dimensão ou número de atividades. Neste ano, a Campanha Missionária completa 50 anos de história, e estamos celebrando como “ano jubilar missionário”. Antes de tudo, é preciso ser discípulos missionários de Jesus Cristo, no anúncio e testemunho do Evangelho, e rezar pelas … Leia mais

Deus os levava para pregar o Evangelho fora das fronteiras do Oriente

Paulo, Silas, Timóteo e Lucas percorriam muitas cidades nas quais iam transmitindo as de- cisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém. Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia. Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia e foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na província da Ásia.  Chegando à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram … Leia mais

O pobre sentado à porta

O mês de setembro é para nós o “mês da Bíblia”, e no último domingo deste mês celebramos o seu dia. E, para levarmos a sério a Palavra, Jesus nos conta a parábola do pobre Lázaro e do rico avarento. O rico se veste com roupas finas e faz festas todos os dias, enquanto que o pobre Lázaro tem a pele coberta de feridas. De um lado a ostentação agressiva do rico, do outro, o pobre sem recursos, sem direitos, … Leia mais

Em tempos de ‘fake news’, que Santa Marina interceda por nós!

Marina nasceu no Líbano, no século VI. Seu pai se chamava Eugênio e era um cristão fervoroso. Sua mãe faleceu quando Marina ainda era criança. Filha única, seu pai a educou na fé cristã. Os dois desenvolveram uma profunda ligação. Certo dia, quando Marina já era jovem e podia cuidar de si, seu pai lhe falou do grande desejo que ele tinha de se tornar um monge. E, para isso, ele iria abrir mão de todos os seus bens e … Leia mais

Cruz: sinal de bênção, proteção, salvação e segurança

Parece haver uma contradição no nome da celebração da Exaltação da Santa Cruz.  A gente costuma exaltar aquilo que agrada, que nos faz feliz: um prêmio, uma promoção… Não nos passa pela cabeça pensar que a cruz possa ser algo de bom. No entanto, sempre que nos benzemos, fazemos o sinal da Cruz; e nos protegemos do mesmo modo diante do perigo, do mal. Quando pedimos a bênção, o padre faz o sinal da Cruz. Assim, a cruz é também … Leia mais

Discernimento

‘Assim cada um de nós prestará contas a Deus de si próprio’ (Rm 14,12) Um carpinteiro se colocou, um dia, a construir uma escada para poder chegar ao céu. Passou um vizinho, viu o homem a trabalhar e disse: “Podes me dar um pedaço de madeira?”. “Por que não?”, disse o carpinteiro, “tenho madeira o suficiente”.  Depois, veio uma mulher e disse: “Com alguns pedaços dessa madeira da escada, eu poderia esquentar a comida para meus filhos”. O carpinteiro se … Leia mais

Não ocupar o primeiro lugar, convidar os que não ocupam lugar nenhum (Lc 14,1.7-14)

Que cada um ocupa um lugar no mundo nós já sabemos. Mas a questão que envolve nossa relação é: Que lugar as pessoas nos dão para ocupar e que lugar damos aos outros para que ocupem. Nós vivemos atribuindo e esperando um lugar. Lugar de consideração, lugar social, lugar físico… Quem colocamos no primeiro posto, quem colocamos em último e, em contrapartida, que lugar nos dão são questões que nos fazem pensar que somos mais ou menos gente. O fato … Leia mais

Convidar os pobres

O evangelista Lucas, por diversas vezes, apresenta Jesus junto à mesa numa refeição. Nessas ocasiões, seja com gente pobre ou rica, importante ou desconhecida, santa ou pecadora, sua posição é muito clara: toma sempre a defesa dos mais frágeis.  Sendo convidado para uma refeição na casa de um dos chefes dos fariseus, Jesus notou que os convidados escolhiam os primeiros lugares, uma competição social. Em outra ocasião, Jesus já tinha alertado as pessoas a terem cuidado com esses homens, pois … Leia mais

A glória da elevação

No dia solene da Assunção de Nossa Senhora, as leituras querem avivar a devoção àquela que foi assunta ao céu e fortalecer nossa luta contra o mal. Diz a Lumen gentium: “A Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e pelo Senhor exaltada qual rainha do universo, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado … Leia mais

Vocação: experiência com Cristo

Quando falamos em vocação, pensamos logo em vocação sacerdotal, religiosa etc. Pensa-se na vocação à santidade ou na vocação que recebemos no Batismo. Tudo isso é correto, mas existe ainda uma vocação básica mais geral que abarca e fundamenta todas as outras vocações: ser o que somos, ou seja, ser João, ser Maria, José etc. Nossa vocação básica e principal é sermos humanos. Deus estabelece relacionamento pessoal com o homem e, dessa forma, o apelo à vivência da humanidade é … Leia mais