Caderno

Laudato si’

Publicação bimestral do Jornal O São Paulo, por uma Ecologia Integral

Caderno Laudato sí

A transição energética é urgente, imperiosa e possível

Há tempos, a manchete tem se repetido e o que muda é apenas o nome do mês: “Este foi o fevereiro mais quente da história…”. Desde junho de 2023, já …

BRTs e os deslocamentos sobre trilhos: mais rapidez, menos poluição

Em fase de implantação, o proje­to BRT-ABC é um sistema rápi­do de ônibus elétricos movidos a bateria e não poluentes – o pri­meiro com frota 100% elétrica do Brasil. A …

Mobilidade sustentável: o bom caminho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

O lançamento de dióxido de carbo­no (CO2) na atmosfera por meio dos transportes tem potencializado os impactos do efeito estufa. Diante dis­so, em diferentes partes do mundo há maior procura …

A descarbonização é uma das metas do setor industrial

Ano a ano, tem crescido os esforços para que haja a descarbonização da indústria brasileira. Entretanto, para alcançar o deseja­do equilíbrio entre a emissão dos GEE e sua completa absorção, …

Com matriz múltipla, Brasil está na vanguarda da energia limpa

De toda a energia atualmente consumida no Brasil, 48% provém de fontes renová­veis, um percentual bem acima da média mundial de 15%, conforme dados do Mi­nistério de Minas e Energia. …

A transição energética na rota para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Um aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) que eleve a temperatura global acima de 1,5 oC dos níveis pré-industriais pode pro­vocar consequências devastadoras, como alertou o relatório …