Caderno

Fé e Cultura

Publicação quinzenal do Jornal O São Paulo em parceria com o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

Núcleo Fé e Cultura

Um esforço compartilhado pelo futuro do Brasil: a educação integral

Esta edição do Caderno Fé e Cultura ressalta a preocupação com a boa formação educativa das novas gerações, um desafio que deve mobilizar as escolas, os pais e toda a …

Educação integral: o desafio que deve unir uma sociedade

Todos sabem que a educação brasileira está aquém do necessário, tanto para o desenvolvimento do País quanto para a realização integral das pessoas. Essa constatação deveria unir toda a sociedade, …

A família na escola

Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade, e …

A formação integral da pessoa em tempos de mudança*

A necessidade de uma maior atenção e cuidado com a saúde mental das crianças, adolescentes e jovens tem sido cada vez mais verificada pelos educadores, pais, familiares e constatada também …

A relação entre pais e professores na escola: uma oportunidade de encontro*

Nem sempre é ótima a relação entre pais e escola. Isso se dá, também, porque estamos acostumamos a procurar as autoridades escolares somente quando temos problemas e, raramente, as buscamos …

Educar é um risco: a fascinante descoberta do real

Todo educador deseja que os jovens, sejam seus filhos, sejam seus alunos, se desenvolvam para serem livres e felizes. Espera que sua experiência e seu conhecimento da vida ajude-os a …

Uma história da Educação no Brasil

A escola nasceu, no Brasil, a partir da Igreja Católica. Coube aos jesuítas começar a educação escolar do povo brasileiro, incluindo colonos europeus e índios, ainda que com todos os …