Caderno

Fé e Cultura

Publicação quinzenal do Jornal O São Paulo em parceria com o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

Núcleo Fé e Cultura

Aquele que preenche toda a terra com sua ausência

“Quem é você, que preenche meu coração com sua ausência? / que preenche toda a terra com sua ausência?”, os versos são do sueco Pär Lagerkvist, Prêmio Nobel de Literatura …

‘The boys’ e o ocaso dos bons heróis

Os super-heróis mostrados nos filmes parecem cada vez mais distantes de um ideal de nobreza de caráter. Sem a experiência do encontro com um Deus de amor, a própria bondade …

O Burguês Fidalgo contemporâneo

Hoje em dia, em meio ao advento da internet, com a ideia de lugar de fala levada às últimas consequências, as fake news e a liberdade de expressão inseridas num …

Jack Kerouac, um “louco” de Cristo

Jack Kerouac, que estaria comemorando 100 anos se estivesse vivo, foi um dos maiores escritores da geração beat, que desembocaria no movimento hippie. Homem polêmico e controverso, sua vida estava …

Bento XVI em Auschwitz: O diálogo da fé e da esperança com o sofrimento do mundo

O escândalo com a aparente vitória do mal e do sofrimento é uma das maiores justificativas para a descrença. Como pode um Deus de amor permitir que seus filhos sofram …

O ágape segundo a Sociologia*

Os desafios e a complexidade da pós-modernidade exigem soluções inéditas, eficazes e radicais. Para todos aqueles que creem que o amor pode orientar essas soluções, essa obra ajuda a dar …

Política e eleições a partir das reflexões do Papa Francisco e da Doutrina Social da Igreja

Diante de um quadro político extremamente agressivo e polarizado, as comunidades católicas têm tido dificuldade para dialogar sobre as escolhas a serem feitas nas eleições que se aproximam. Multiplicam-se, dentro do ambiente eclesial, as “bolhas ideológicas”, onde as pessoas tendem a concordar entre si, mas não contemplam os argumentos contrários. Nesse clima, as reflexões podem até ser frutíferas, permitindo aprofundar posições já cristalizadas, mas não colaboram para o diálogo constantemente proposto pelo Papa Francisco (cf. Discurso no encontro com a classe dirigente do Brasil; Querida Amazonia, QA 108; Fratelli tutti, FT 198ss).

A verdadeira política nasce da pessoa

Num momento em que somos tentados a reduzir a política à escolha de algum iluminado que possa resolver os grandes problemas do País, a compreendê-la como um espaço de confronto, …

Cultura e evangelização na ótica do Papa Francisco 

As palavras sobre cultura, secularismo e evangelização ditas pelo Papa Francisco, em sua viagem ao Canadá, no discurso às autoridades civis com os representantes das populações indígenas, e na homilia …

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Brasão da PUC-SP
Núcleo Fé e Cultura

O Caderno Fé e Cultura é publicado quinzenalmente pelo Jornal O São Paulo em parceria com o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

Assine nossa Newsletter