Caderno

Fé e Cultura

Publicação quinzenal do Jornal O São Paulo em parceria com o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

Núcleo Fé e Cultura

As obras de Deus são fascinantes

A beleza do amor de Deus se revela a nós não só por meio dos ensinamentos cristãos, mas em toda a criação, nas artes e nas engenharias realizadas pela humanidade, …

Monaquismo e Cultura

Tanto a Igreja Católica quanto a civilização ocidental devem muito ao monaquismo, em termos não só de vida espiritual, mas também de cultura e amor à beleza. Desde o início …

Os três caminhos da Via da Beleza

O documento Via pulchritudinis, caminho privilegiado de evangelização e diálogo (2006), do então Pontifício Conselho para a Cultura, atual Dicastério para a Cultura e Educação, mostra como na criação, na arte e …

A beleza na experiência monástica

A vida de monges e monjas é um dos “rastros concretos que a Trindade deixa na história, para que os homens possam sentir o encanto e a nostalgia da beleza” …

Encontros Culturais Camaldolenses 2024: Deus viu que tudo era muito belo

PROGRAMA Origem e evolução do universo. Ulisses Barres de Almeida, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Membro da Academia Brasileira de Ciências. Doutorou-se em astrofísica na Inglaterra, com …

Elogio da sede: uma reflexão sobre nosso coração inquieto

Elogio da Sede reúne as meditações do retiro de Quaresma pregado à Cúria Romana em 2018. O autor é José Tolentino de Mendonça, cardeal português que desde 2022 ocupa o posto …

Vidas Passadas (Past Lives)

Uma história de amor impossível, daquelas que não se fazem mais em Hollywood, talvez porque, no limite, pouco se acredite ou se saiba sobre o que venha a ser o …