19º ENP: ‘Sem oração não existe presbítero testemunha da esperança’

Enfatizou Dom Cícero Alves de França em retiro aos participantes do Encontro Nacional de Presbíteros

No sábado, 27, os cerca de 450 participantes da 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que ocorre no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, estiveram em retiro, conduzido por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

O Bispo presidiu a missa de abertura do dia de atividades, durante a qual recordou que os discípulos de Jesus foram rejeitados pelos judeus ao anunciar a fé cristã, mas que em vez de ficarem estáticos e desanimados com isso partiram para evangelizar os pagãos, o que hoje poderia ser comparado a ida às periferias existenciais e geográficas, como tem pedido o Papa Francisco.

“Nós, presbíteros da Igreja, que somos chamados a testemunhar Jesus Cristo com a nossa vida, também pereceremos da rejeição”, alertou Don Cícero, destacando que diante disso o presbítero não deve ficar chocado ou estático, mas, sim, se movimentar, como fizeram os discípulos de Cristo.

Dom Cícero ressaltou, ainda, que esta postura só é possível ao presbítero que verdadeiramente conhece a Cristo, e O experienciou em primeira pessoa.  “A Jesus nós não conhecemos somente de fora e do que os outros dizem Dele. Nós precisamos experienciar a Jesus, estar com Ele”, enfatizou.

Ainda durante a homilia, o Bispo Auxiliar de São Paulo recomendou aos presbíteros que neste dia de recolhimento deixassem se conduzir pelo Deus que entrou na história para estar junto de cada pessoa.  “Portanto, nós podemos conhecê-Lo, ouvi-Lo, nós podemos falar com Ele”. E ressaltou: “Como presbíteros, somos convidados a estar no serviço a Jesus, mas partindo sempre deste profundo conhecimento sobre Ele”.

Após a missa, teve início do dia de retiro. Em suas reflexões iniciais, Dom Cícero recordou que vida cristã e humildade são duas realidades que caminham lado a lado, e destacou que o sacerdote deve ter uma vida de constante oração, de invocação ao Espírito Santo. “Sem oração não existe presbítero testemunha da esperança”, enfatizou.

ATIVIDADES PROSSEGUEM ATÉ TERÇA-FEIRA

No domingo, 28, às 8h, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidirá, no altar central da Basílica de Aparecida, a missa com a presença de todos os presbíteros.

Na segunda-feira, 29, Dom Cleocir Bonetti presidirá a Eucaristia, no Centro de Eventos. Depois, Dom Ângelo Ademir Mezzari vai assessorar a palestra sobre a ‘Saúde Integral do Presbítero’. O encontro terá ainda a palestra com o Padre Humberto Robson de Carvalho, e um momento de testemunhos e apresentações do Padre Zezinho, do Frei Hans Stapel e do Padre Fábio de Melo. Neste dia, também será apresentada a Carta Final do 19º ENP.

O encerramento será na terça-feira, 30, com a missa no altar central da Basílica de Aparecida, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari.

(Com informações e fotos da assessoria de comunicação do 19º ENP)

Deixe um comentário