Um grande momento de devoção mariana e de expressão da força da Igreja Católica no Brasil foi visto nas ruas de Belém (PA), no domingo, 13, na Grande Procissão do Círio de Nazaré, com a participação de 2 milhões de pessoas, conforme dados do governo do Pará. Foi a 232ª edição da procissão que é considerada a com maior participação de fiéis entre as 14 romarias oficiais que compõem o Círio.
Às 6h, na Catedral Metropolitana, foi celebrada a missa, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Na sequência, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré partiu da Catedral, chegando à Praça Santuário, onde fica a Basílica de Nazaré, no começo da tarde, em um trajeto de 3,6km percorrido pelos fiéis em pouco mais de cinco horas.
Durante a procissão do Círio, muitos devotos carregavam objetos feitos em cera ou outros materiais como madeira, os chamados ex-votos, em sinal de gratidão pelas graças alcançadas.
Outro aspecto significativo da procissão é a corda, tradição surgida em 1855, quando esta corda foi usada para tirar a berlinda de um atoleiro e desde então é um dos ícones da festa.
A programação do Círio de Nazaré 2024 começou no dia 8 e prossegue até o dia 28 deste mês, com atividades que envolvem a veneração da imagem por ciclistas, jovens, crianças, corredores e pessoas com deficiência. O tema deste ano é “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”, em alusão ao Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco em preparação ao Jubileu de 2025 que será celebrado por toda a Igreja.
Detalhes sobre o Círio 2024 podem ser vistos no Youtube (TVNazare).
(Com informações de G1, Arquidiocese de Belém e governo do Pará)