Neste fim de semana, dias 14 e 15, acontece em todo o Brasil, durante as celebrações do 3º Domingo do Advento, a Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização, que este ano tem como tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”, em sintonia com a temática do Jubileu de 2025 anos do nascimento de Cristo, “Peregrinos de Esperança”.
A Campanha para a Evangelização de 2024 mobiliza os católicos de todo o Brasil a assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Os recursos arrecadados na Coleta Nacional, neste final de semana, serão distribuídos da seguinte forma:
✓45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local;
✓ 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;
✓ 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as 12 comissões episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.
Como nos anos anteriores, haverá o tradicional envelope com a arte da Campanha no qual os fiéis poderão colocar suas doações, mas mesmo que não haja envelopes por algum motivo, toda a coleta das missas vespertinas do dia 14 e as do domingo 15 devem ser enviadas integralmente pelas paróquias à Campanha para a Evangelização.
Saiba mais detalhes em https://campanhas.cnbb.org.br.
BISPOS PEDEM QUE OS FIÉIS PARTICIPEM
“A Campanha para Evangelização é feita durante este tempo para recolher fundos, a fim de que a evangelização possa ser promovida com êxito. E por isso é necessária a tomada de consciência de que cada batizado tem sua participação também no esforço da evangelizar e de muitas maneiras o fazemos: alguns saem pregando, outros vão apoiar os que pregam, alguns ensinam, alguns vão ajudar a apoiar aqueles que ensinam. Uns constroem Igrejas, outros ajudam a pagar o material para a construção da Igreja. Uns formam padres e outros ajudam a formar os padres, apoiando o trabalho da formação, mediante os recursos materiais necessários. Portanto, a Campanha Nacional para a evangelização nos ajuda a tomar consciência de que todos somos participantes desse grande serviço ao Evangelho”
(Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo)
“A nossa missão, como Igreja, é anunciar a Jesus e seu Evangelho: o Reino de Deus. E nós queremos levar Jesus porque ele é a nossa Esperança. A Coleta para a Evangelização que fazemos na CNBB é para aumentarmos a possibilidade de sermos mais anunciadores e termos projetos que ajudem realmente a Igreja anunciar a cumprir a sua missão”
(Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus)
.
“No 3º Domingo do Advento, 15 de dezembro, se realiza a Coleta da Evangelização que este ano traz como tema ‘Jesus habita entre nós, é nossa missão anunciá-lo’. A você caro irmão, cara irmã, participe com generosidade desta coleta e colabore com tudo aquilo que é a missão e ação evangelizadora da Igreja no Brasil”.
(Dom Odelir José Magri, Arcebispo de Chapecó e Presidente do Regional Sul 4 da CNBB)
“Todo cristão sabe: encontrar Jesus e anunciá-lo é responsabilidade de todos nós. Por isso, com a oferta que você irá fazer em qualquer igreja no Brasil, você ajudará a sua diocese e a evangelização em nível nacional. Seja generoso, seja generosa, pois é isso que acontece com quem acolhe a Boa Nova de Jesus”.
(Dom Joel Portella Amado, Bispo de Petrópolis)
“A evangelização passa pela partilha, participação, comunhão. Como é bom celebrar Jesus, nossa esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo. Ajude a anunciar o Senhor. Participe da coleta da Campanha da Evangelização!”
(Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís)
“No tempo do Advento, nós realizamos uma coleta para a evangelização. É muito importante que você participe, no dia 15 de dezembro. Você pode participar na sua própria comunidade. A coleta será feita na hora das celebrações. Muito obrigado!”
(Dom Waldemar Passini, Bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB)