Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Brasil e Santa Sé celebram 200 anos de relações diplomáticas em 2026

Brasil e Santa Sé celebram 200 anos de relações diplomáticas em 2026 - Jornal O São Paulo

Em 2026, o Brasil e a Santa Sé celebram o bicentenário do estabelecimento de suas relações diplomáticas, oficialmente iniciadas em 23 de janeiro de 1826. Naquele data, o Papa Leão XII recebeu, em Roma, as cartas credenciais do Monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, enviado pelo imperador Dom Pedro I para tratar do reconhecimento da independência do Brasil, proclamada quatro anos antes. 

As comemorações serão marcadas por uma ampla agenda cultural, acadêmica e religiosa, organizada pela Embaixada do Brasil na Santa Sé ao longo de todo o ano. A programação teve início na terça-feira, 20, com a participação da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no seminário “Relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé”, promovido pela Embaixada e realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. 

PROGRAMAÇÃO 

O momento central das celebrações ocorre na sexta-feira, 23, com a missa solene na Basílica de Santa Maria Maior, na capital italiana. A agenda inclui ainda o lançamento de um selo postal comemorativo, produzido pelo Servizio Poste e Filatelia da Santa Sé, no Museu do Vaticano; a Mostra do Bicentenário de Cinema Brasileiro, nos dias 23 e 24 de abril, no Cinema Troisi; e um seminário dedicado ao Padre Antônio Vieira, em 7 de maio, na Biblioteca Nacional Central de Roma. 

No Brasil, as iniciativas contemplam atividades durante a Assembleia Geral da CNBB, em abril, uma Sessão Solene no Congresso Nacional, eventos institucionais em Brasília e uma exposição comemorativa. 

Em entrevista ao Vatican News, o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, destacou que o bicentenário evidencia uma relação singular, marcada por diálogo contínuo e cooperação em temas como paz, justiça social e multilateralismo. Segundo ele, a celebração é também um convite a olhar para o futuro, renovando o compromisso comum em favor de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária. 

Fonte: CNBB 

Deixe um comentário