No sábado, dia 1º, deputados federais e senadores elegeram os novos presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente os parlamentares Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Aos 35 anos, Motta será o presidente mais jovem da Câmara. Ele recebeu 444 votos entre 513 possíveis. O parlamentar está em seu quarto mandado consecutivo como deputado federal e foi eleito presidente com o apoio de 17 dos 20 partidos com assento na Câmara. Ele sucede a Arthur Lira (PP-AL).
“Sinto forte entusiasmo dos deputados federais para produzirmos soluções para os problemas de nossa gente, que espera, precisa e exige de seus representantes resultados concretos de suas ações”, afirmou Motta em discurso no Parlamento na segunda-feira,3, na abertura do ano legislativo.
Na eleição do Senado, Alcolumbre, 47 anos, recebeu 73 dos 81 votos possíveis, sendo reconduzido ao cargo que ocupou entre 2019 e 2021. Ele sucede a Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Para mim, governar é ouvir, e liderar é servir. É disso que o nosso País precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”, disse em seu discurso de posse.
Na segunda-feira, 3, os dois novos presidentes das casas legislativas se encontraram com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ocasião em que reafirmaram o compromisso com a democracia e a autonomia dos poderes. No mesmo dia, os três também participaram da abertura do ano do Poder Judiciário.
(Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara Notícias)