
Na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, data em que a Igreja celebra Santo Inácio de Loyola, os jovens brasileiros que estão no Jubileu da Juventude em Roma participaram de uma missa especial presidida pelo Bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso. A celebração aconteceu na Igreja das Santíssimas Chagas de São Francisco e foi marcada pelo encontro de jovens de todas as partes do Brasil que estão vivendo a programação do jubileu na Cidade Eterna.
Inspirando-se no Salmo 83 – “Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor” –, Dom Vilsom destacou a graça de viver o Jubileu em Roma, “tempo de fazer novas amizades e de renovar nossa amizade com Jesus, nossa intimidade com Deus”.
“Estamos vivendo uma oportunidade única. Que hoje seja um tempo de colher bênçãos, de renovar a fé e deixar que a nuvem da presença do Senhor repouse sobre a tenda da nossa vida”, afirmou o bispo, fazendo referência à experiência de Moisés no Livro do Êxodo.
Dom Vilsom também recordou a imagem do Reino de Deus como uma rede lançada ao mar, segundo o Evangelho: “Jovem, a partir deste Jubileu, lance suas redes para águas mais profundas! Não tenha medo. O Senhor está no barco contigo!”.
Convidando os jovens à missão, o bispo incentivou-os a serem evangelizadores com a vida também no ambiente digital, influenciando com verdade pela paz, pela bondade, pelo testemunho, pelo exemplo, pela vida.
Santos jovens, exemplos de evangelização

Durante a celebração, também foi lembrado o exemplo de santos e jovens evangelizadores como Carlo Acutis, Giorgio Frassati e Chiara Luce, além da frase marcante do Papa Francisco na Vigília da JMJ de 2016: “Jovem, não esteja no sofá da vida!”
Dom Vilsom encerrou com um forte apelo vocacional e missionário: “Queridos jovens, eu creio em vocês! A Igreja acredita em vocês. Sejam perfumados de esperança. A Igreja e o mundo precisam da vossa alegria. Então, ide pelo mundo!”
A celebração integrou a programação do Jubileu da Juventude, convocado pelo Papa Francisco como parte do Ano Santo Ordinário de 2025. Jovens do mundo inteiro estão reunidos em Roma para momentos de oração, formação e missão.
Surpresa do Papa Leão XIV
No início da semana, os peregrinos foram acolhidos pelo pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, e pelo Papa Leão XIV, que fez uma surpresa aos jovens ao aparecer no papamóvel e percorrer a Praça São Pedro e a Rua da Reconciliação. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas vivam a Vigília e a Missa de Envio, ápice do evento, que acontecem no próximo sábado e domingo, 2 e 3 de agosto, na Universidade de Tor Vergata.
Para continuar acompanhando a cobertura especial do maior evento do Jubileu da Esperança – o Jubileu dos Jovens – acesse as redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: @cnbbnacional
Fonte: CNBB