
Com o tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a partir do domingo, 26, a Campanha para a Evangelização 2023, que se estenderá até o 3o Domingo do Advento, em 17 de dezembro.
Criada em 1998, a iniciativa busca mobilizar os católicos a assumir a corresponsabilidade pela sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Por essa razão, todas as coletas realizadas nas paróquias e comunidades nas missas do 3o Domingo do Advento são destinadas à campanha.
O tema escolhido lembra que é compromisso de todo o cristão lutar pela superação da fome, bem como tecer a fraternidade, nascida na pessoa do Verbo Encarnado “que, em Belém, se fez nosso irmão e nós o pudemos ver ‘envolto em faixas’ (Lc 2,12), deitado sobre as palhas, colocado entre o boi e o burro (1Cel 84)”, conforme consta no texto-base da ação.
A Campanha para a Evangelização 2023 também recorda os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em Gréccio, na Itália, no natal de 1223, e motiva que as famílias reassumam este hábito em suas casas no Natal, e compartilhem pelas redes sociais fotos e vídeos dos presépios que montarem, por meio da hashtag #presepioemcasa.
Os recursos arrecadados durante a Coleta para a Evangelização em cada paróquia e comunidade devem ser integralmente repassados às suas respectivas dioceses/arquidioceses, para que se proceda à seguinte distribuição: 45% das verbas permanecem na própria diocese, para subsidiar suas ações missionárias, evangelizadoras e pastorais; 20% serão enviadas ao Regional da CNBB ao qual esta diocese é vinculada; e 35% serão repassadas à sede nacional da CNBB, em Brasília (DF), a fim de garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.
Fonte: CNBB