Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Comissão Nacional da Pastoral Familiar divulga ações na ExpoCatólica

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Prossegue até domingo, 6, no Pro Magno Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista, a 18ª ExpoCatólica, a maior feira de produtos e serviços para a Igreja Católica na América Latina, também é ocasião para a divulgação de múltiplos trabalhos evangelizadores da Igreja no Brasil.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar participa da ExpoCatólica deste ano com um estande no qual tem divulgado suas ações.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Padre Rodolfo Chagas Pinho, Assessor da Comissão Episcopal Vida e Família CNBB e Secretário Executivo da Pastoral Familiar Nacional, falou sobre a presença da Pastoral na feira.

“É uma novidade para nós estar na ExpoCatólica. Acreditamos que aqui podemos cumprir o mandato de Jesus, que nos manda lançar as redes. E agora o pedido do Papa Leão XIV, também ser pescadores de famílias. Entendemos que aqui na ExpoCatólica conseguimos também mais este movimento para lançar essas redes e alcançar as famílias. No nosso estande, por exemplo, passam muitas famílias, pais, dando testemunho de educação dos filhos, de que cuidam de idosos, que cuidam de enfermos, casais, jovens”, comentou o Sacerdote.

Padre Rodolfo lembrou o quanto este testemunho de fé das famílias católicas também ajuda a evangelizar. “É pelo testemunho que nós conseguimos atrair mais para Cristo, este é o desejo também da Pastoral Familiar. Que todas as famílias sejam atraídas para Cristo, para que sigam os seus passos. E seguindo os passos de Jesus, façam o mesmo que Ele fez: acolha, ame, perdoa e abraça. Este testemunho das famílias, dizendo para nós da sua fé, da sua vida familiar, nos ajuda a continuar seguindo aquilo que Jesus pediu”, prosseguiu.

Por fim, o Assessor da Comissão Episcopal Vida e Família CNBB falou de todo o trabalho evangelizador que é realizado com os jovens.

A Pastoral Familiar trabalha nas paróquias, nas dioceses do Brasil, a cultura vocacional, para que desde o ventre materno, quando o casal se encontra grávido, com aquela vida que está para nascer, já inicie um processo catequético de cultura vocacional. Aquela criança que vai nascer com o lar, com sua família, precisa ser acompanhada para o discernimento vocacional. É necessário investir nas crianças, A cultura vocacional é importantíssima. O Matrimônio é uma vocação. Todas as vocações da nossa Igreja são chamado de Deus. Só pode se casar aquele que Jesus chama, para que haja um matrimônio feliz, duradouro, debaixo da graça de Deus”, ressaltou.

ESTANDE DA PASTORAL

Pastoral Familiar CNBB

No estande da Pastoral Familiar é possível encontrar os itinerários que atendem aos pedidos do Papa Francisco na exortação apostólica Amoris laetitia, elaborados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e publicações como o Itinerário para Namorados, Itinerário para Recém-Casados, Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio e o Itinerário para Casais em Nova União, lançado recentemente.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, está no evento.

“Estando aqui, vamos divulgando cada vez mais esse serviço de evangelização para as famílias com os materiais que propomos para as paróquias”, disse Alisson Schila ao site da Pastoral Familiar. “Ao mesmo tempo que vamos divulgando os subsídios, vamos fazendo comunhão com toda a Igreja que se empenham na evangelização, especialmente neste projeto de famílias que evangelizam famílias”, completa Solange.

SOBRE A EXPOCATÓLICA

Iniciada na quinta-feira, 3, a ExpoCatólica 2025, maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, prossegue até domingo, dia 6, no Pro Magno Centro de Eventos (Avenida Professora Ida Kolb, 513), nas imediações da Ponte do Limão da Marginal Tietê.

A entrada na ExpoCatólica é gratuita, e o credenciamento pode ser feito pelo site www.expocatolica.com.br. Os eventos paralelos exigem inscrição prévia, devido à limitação de vagas nos auditórios. Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas também pelo Instagram oficial da feira (@expocatolica).

A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, está com um estande na ExpoCatólica, com a programação ao vivo da rádio 9 de Julho em um estúdio avançado, e a redação on-line do jornal O SÃO PAULO. Visite-nos na Rua A, próximo à Arena do Conhecimento e à entrada principal.

Deixe um comentário