Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Comissão para a Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis da CNBB traça estratégias de ação para o biênio 2025/2026

A Comissão Especial para a Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrou na terça-feira, 16 de setembro, na sede da Conferência em Brasília (DF), com o objetivo de planejar as ações de 2025 e 2026.

Papel da Comissão

O novo presidente da Comissão, o bispo da diocese de Cristalândia (TO), dom Wellington de Queiroz Oliveira, conduziu a reunião da Comissão.

De acordo com o bispo, a Comissão tem a função de apoiar os bispos em suas dioceses e a Igreja no Brasil com formação, apresentação dos caminhos de prevenção diante do tema de proteção de menores e adultos vulneráveis e também com orientação sobre o que fazer.

Caminho percorrido e próximos passos

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpes, fez uma memória do caminho percorrido pela Comissão, passos dados até então e levantou também os desafios para a sua atuação.

O novo presidente da Comissão destacou que o grupo está preparando um texto orientativo e de suporte às dioceses a ser apresentando, primeiro, para a aprovação do Conselho Permanente da CNBB e posteriormente para todos os bispos do Brasil na 62ª Assembleia da CNBB em 2026.

Dom Wellington destacou ainda que a Comissão deu passos concretos na preparação do 3º Encontro Latino-Americano e Caribenho, a ser realizado em setembro de 2026, com os responsáveis na prevenção de abusos na América Latina. A Comissão da CNBB e a comissão do Celam farão um planejamento conjunto desta ação.

Atuais membros da Comissão:


Bispos

Dom Wellington de Queiroz Oliveira – Presidente da Comissão
Bispo da diocese de Cristalândia (TO)

Dom José Negri
Bispo da Diocese de Santo Amaro (SP)

Dom Denilson Geraldo
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)

Dom Paulo Andreolli
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA)

Assessores

Padre Adriano Broleze
Presbítero da arquidiocese de Campinas (SP)

Irmã Maria de Fátima Moraes
Religiosa da Congregação Apóstolos do Coração de Jesus Arquidiocese de Brasília (DF)

Gabriel Reis Carvalho
Advogado Especialista em Assistência Social do Governo do Distrito Federal e leigo da arquidiocese de Brasília (DF)

Fonte: CNBB

Deixe um comentário