Entre os dias 27 e 31, acontece, no Rio de Janeiro, a 34ª edição do Curso para os Bispos do Brasil. O evento, organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e realizado no Centro de Estudos do Sumaré, reúne membros do episcopado nacional para estudo, reflexão e convivência, abordando o tema “O Kerigma e os desafios pastorais como fonte de esperança”.
Entre os conferencistas, destacam-se o Cardeal Victor Fernandes, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé que, que abordou o tema “O Kerigma proposto pelo Papa Francisco no contexto brasileiro” e “O impacto concreto do Kerigma na reflexão teológico-espiritual e na práxis pastoral”.
Recordando o convite do Papa a um estado permanente de missão, o Purpurado argentino definiu o kerigma como “a proclamação (ato de anunciar) da mensagem pascal que provoca a irrupção de um acontecimento na pessoa e na sociedade (o Reino). É um anúncio potente, que tem em si mesmo a força de provocar uma experiência, que por sua vez funda uma situação nova”.
A proposta que o magistério de Francisco traz, ressaltou Dom Victor, exige uma conversão pastoral e missionária que pressupõe uma renovação pessoal. Outro convidado internacional é Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, que falará sobre “O Jubileu da Esperança: evento, perspectivas e legado”.
Promovido desde 1990, o Curso para os Bispos visa a proporcionar ao episcopado brasileiro um espaço de formação e diálogo sobre temas relevantes para a Igreja e a sociedade contemporânea.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro