Na manhã desta terça-feira, 05, o Papa Francisco anunciou uma reestruturação na Província Eclesiástica de Florianópolis e erigiu duas novas províncias eclesiásticas na CNBB do Regional Sul 4 (que compreende as dioceses catarinenses). À nova Província Eclesiástica de Joinville é atribuída as dioceses sufragâneas de Blumenau e Rio do Sul; enquanto à nova Província Eclesiástica de Chapecó, as dioceses sufragâneas de Caçador, Joaçaba e Lages.
Ao mesmo tempo, o Papa nomeou Dom Francisco Carlos Bach como Arcebispo Metropolitano da nova Arquidiocese de Joinville e Dom Odelir José Magri, MCJ como Arcebispo da nova Arquidiocese de Chapecó.
O que são Províncias Eclesiásticas?
Um conjunto de dioceses próximas territorialmente formam as chamadas Províncias Eclesiásticas, que tem como sede a Arquidiocese Metropolitana. Possuem um objetivo meramente pastoral: promover uma ação comum por parte de dioceses vizinhas e favorecer eficazmente a mútua relação entre os Bispos.
O bispo designado para a sede da Província recebe o título de Arcebispo e é o Metropolita daquela região.
A Província Eclesiástica de Florianópolis
A Arquidiocese de Florianópolis foi elevada a Arquidiocese e Sede Metropolitana das dioceses catarinenses em 17 de janeiro de 1927, pela Bula “Inter praecipuas” do Papa Pio XI. A partir do anúncio desta terça-feira, a Província Eclesiástica de Florianópolis se reestrutura e continua agrupando, além da própria Arquidiocese de Florianópolis, as dioceses de Tubarão e de Criciúma.
Assista ao vídeo do Arcebispo Metropolitano de Florianópoli, Dom Wilson Tadeu Jönck, em mensagem aos fiéis das dioceses catarinenses:
Fonte: Arquidiocese de Florianópolis