Dom Cícero ordena sacerdote o Diácono Rosenildo do Nascimento

Pascom Paroquial

Na manhã do sábado, 22, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, ordenou presbítero o até então Diácono Rosenildo do Nascimento da Silva, MSC, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, da Diocese de Brejo, em Chapadinha (MA), cidade natal do ordenando.

A missa foi concelebrada por padres da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, além de sacerdotes da Diocese.

Padre Rosenildo foi aluno de Dom Cícero na Faculdade de Teologia, em São Paulo, e exerceu o diaconato na Paróquia São Miguel Arcanjo, no Jardim Conquista, na Região Belém. 

RITO

Como prevê o rito de ordenação, após a proclamação do Evangelho, o candidato foi chamado a se apresentar diante do Bispo. Em seguida, depois de ser interrogado pelo Prelado e fazer sua promessa sacerdotal, o diácono se prostrou diante do altar, enquanto toda a assembleia invocou a intercessão de todos os santos.

O momento central da celebração foi a imposição das mãos sobre o eleito, seguida da prece de ordenação, na qual o Bispo invoca a força do Espírito Santo para constituí-lo na dignidade de presbítero.  

Após ser revestido dos paramentos litúrgicos sacerdotais – a estola e a casula –, o novo padre teve suas mãos ungidas com o óleo do Crisma, que, como sublinha a oração do ritual, o reveste de poder para “a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo sacrifício”.

Em seguida, o recém-ordenado recebe o pão e o vinho que serão oferecidos a consagrados no Corpo e Sangue de Cristo, na missa. “Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao ministério da cruz do Senhor”, disse o Bispo, segundo prevê o rito.

Por fim, o novo padre foi saudado pelo Bispo e demais padres, sendo acolhido no presbitério.

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários