Na manhã da sexta-feira, 10, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB, falou ao vivo na rádio 9 de Julho, no Programa ‘Bom dia, Povo de Deus’, apresentado pelo Cônego Aparecido Pereira e Cidinha Fernandes, sobre a situação no Rio Grande do Sul, atingido por fortes enchentes.
“Precisamos de muita oração neste momento, porque todo o trabalho que está sendo feito e que ainda precisará ser feito só terá consistência se for marcado por mística e espiritualidade”, afirmou, destacando que os gaúchos estão experimentando uma solidariedade muito grande de todas as partes do Brasil.
“Não faltam manifestações de solidariedade de forma muito concreta, e isso é muito bonito e somos extremamente gratos”, destacou.
Dom Jaime salientou que os níveis de água em Porto Alegre está com níveis de água muito altos, diferentemente de algumas cidades do interior cujos níveis já estão diminuindo. O Prelado afirmou que muitos bairros estão submersos.
SOLIDARIEDADE
Ao falar sobre a solidariedade das paróquias e comunidades que estão unindo esforços, Dom Jaime destacou que é uma ação muito bonita, e que esteve visitando pontos de acolhida nas paróquias.
“É muito impressionante, é algo extraordinário que vem sendo feito. Tem pessoas que estão há três dias sem dormir, porque estão colaborando e fazendo comida, separando mantimentos, lavando roupas, fazendo o que podem”, destacou.
Dom Jaime afirmou que muitos jovens também estão se unindo para distribuirem milhares de alimentos, jantares para as pessoas acolhidas.
CARITAS ARQUIDIOCESANA
Padre Cido ressaltou a campanha que a Caritas Arquidiocesana de São Paulo está realizando, em nome da Arquidiocese de São Paulo, para colaborar com as vítimas das enchentes.
“Que Deus recompense, não com o dobro, mas cem vezes mais quem ajuda”, afirmou Dom Jaime.