Dom Valdir José de Castro fala sobre o comportamento do cristão no ambiente digital

Reprodução

Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo (SP), Referencial da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e membro do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, também conversou com a redação do Caderno Pascom em Ação a respeito do novo Documento do Dicastério para a Comunicação.

Em seu entender, a mensagem cen- tral do texto gira em torno de como é possível superar as divisões, promover o diálogo e o respeito com o “fortalecimento das comunidades” […]. Do mesmo modo também é possível pensar: “Como podemos restituir o ambiente on-line àquilo que ele pode e deveria ser?” (Ponto 23 do documento).

O Bispo afirma que “o documento procura mostrar que existe um estilo cristão de habitar o ambiente digital, inspirado em Jesus, que, entre outras coisas, valorizava a escuta e tinha plena consciência da pessoa que estava diante dele”.

“O documento ajuda a refletir que tal comunicação, porém, não se fundamenta somente no indivíduo, mas em uma forma de construção de comunidade. Por isso, o cristão, no ambiente on-line, deve valorizar a comunicação como caminho para superar divisões, promover o diálogo e o respeito para com as pessoas”, esclarece Dom Valdir.

Nesse sentido, o Bispo destaca que é preciso “estar sempre atento à postagem e à partilha de conteúdos que possam causar mal-entendidos, criar divisões, provocar conflitos e aprofundar preconceitos. O cristão, nas redes digitais, é chamado a ser verdadeiro artesão de comunhão, em todos os sentidos”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários