É falsa notícia que máscaras enviadas da China estão contaminadas pelo novo coronavírus

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Em um áudio compartilhado em aplicativos de mensagens, uma mulher alerta sobre o uso de máscaras contaminadas pelo novo coronavírus, exportadas da China para o Brasil. A informação é repetida insistentemente, para que os brasileiros não adquiram o material infectado e, para que seja feito o compartilhamento da informação ao maior número possível de pessoas.

POR QUE?

O Ministério da Saúde reiterou em seu portal, que não existem evidências que comprovem a contaminação por coronavírus em produtos enviados da China ao Brasil, explicando, ainda, que o vírus não é capaz de sobreviver em superfícies por um tempo superior ao do transporte entres os países, que pode levar dias.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.

(Com informações de Governo de São Paulo)

Deixe um comentário