Logo do Jornal O São Paulo

Evangelização digital: nas redes sociais, a vida dos santos às crianças

Profetas Kids/Reprodução

O conteúdo infantil presente na casa do publicitário Fábio Parizoto segue um caminho diferente. Quando têm aces­so às telas, as filhas Mônica, de 3 anos, e Marina, 1, encontram, no lugar das tradicionais músicas infantis que domi­nam as plataformas digitais, histórias ilustradas de santos, passagens bíblicas e canções católicas. A escolha revela uma decisão consciente dos pais: transmitir a fé às crianças desde os primeiros meses de vida.

O formato de produção de conteúdo por meio de vídeos curtos e ilustrados tem se mostrado um instrumento cada vez mais eficaz para apresentar a vida e os ensinamentos dos santos ao público infantil. Nas redes sociais, histórias que atravessam séculos ganham nova lingua­gem e alcançam as crianças, que encon­tram nesses testemunhos referências de fé e esperança cristã.

TRANSMISSÃO DA FÉ

Turminha do Céu/Reprodução

Entre os materiais mais consumidos pela família de Fábio está a Turminha do Céu. Com mais de 500 mil seguido­res nas redes sociais, o projeto tem como proposta promover o ensinamento cató­lico para toda a família com conteúdos elaborados em consonância com a Dou­trina Social da Igreja.

Segundo o publicitário, a opção por esse tipo de material surgiu da busca de novas formas de educar as filhas na fé ca­tólica. Ele avalia que as crianças já conse­guem relacionar as imagens dos santos e as músicas apresentadas nos vídeos com aquelas vivenciadas nas missas.

“Os vídeos transformam os santos em crianças, e cada um deles apresenta uma versão mais próxima do universo infantil. Há, por exemplo, representações de Santa Teresinha, de São Jorge e de São Francisco de Assis. É um conteúdo mui­to interessante, do qual gostamos bastan­te, porque também educa para a oração e para o recolhimento, tornando-se uma forma mais acessível de transmitir esses valores”, conta ao O SÃO PAULO.

PLANTANDO SEMENTES

O Pequeno Francisco/Reprodução

Outra página indicada pelo publici­tário é O Pequeno Francisco, uma coleção de vídeos produzidos pelo grupo Arte Piedosa, que desenvolve animações vol­tadas à catequese do público cristão e à evangelização, apresentando a beleza da fé de maneira lúdica.

Fábio destaca que, nesse conteúdo, as crianças podem conhecer a história de São Francisco de Assis ainda pequeno, como se já fizesse parte do convento, por meio de narrativas que apresentam sua trajetória e as virtudes de santidade.

Gradualmente, as filhas de Fábio têm aprendido sobre santos como São José, Santa Teresinha e São Carlo Acutis. Ele lembra ainda que Mônica já demonstra apreço pela oração e começa a compre­ender aspectos da liturgia, fruto dos ví­deos assistidos em casa.

Fábio ressalta que o acompanhamen­to do conteúdo oferecido às crianças é indispensável: “Não existe caminho fácil na educação da fé. É preciso cuidado e dedicação, mas, acima de tudo, presen­ça. É importante pesquisar páginas que agreguem conteúdo católico, mas tam­bém que o pai e a mãe compreendam o que está sendo apresentado. Não basta pensar: ‘É um desenho bonitinho, vou deixar meu filho assistir’. É necessário observar o que está sendo mostrado. O papel do pai e da mãe é ser a referência da fé dentro de casa. Esses recursos po­dem ajudar a apresentar a Igreja, a fé ca­tólica e os santos de uma forma diferen­te, em diálogo com aquilo que também é vivido na Igreja”.

UM NOVO TEMPO

Sagrado Ilustrado/Reprodução

Ilustrador desde a adolescência, Lu­cas Moreira, fundador da página Sagra­do Ilustrado, que conta com mais de 55 mil seguidores no Instagram, encontrou nas redes sociais um meio para unir arte, fé e formação infantil.

Embora sempre tenha se identificado como católico, foi apenas após sua con­versão, em 2019, que passou a refletir de forma mais profunda sobre a própria formação religiosa, marcada, segundo ele, por uma apresentação superficial da doutrina. Essa experiência pessoal, que o levou ao afastamento da Igreja durante a juventude, tornou-se um dos principais motivadores de seu trabalho atual.

Ao decidir abrir um perfil no Insta­gram em 2023, o ilustrador buscava, ini­cialmente, um canal capaz de alcançar um grande número de famílias. A rede social tornou-se, assim, um espaço de evangelização digital, no qual histórias de santos são apresentadas com cuida­do artístico e respeito à dignidade dos temas.

O projeto se desdobrou posterior­mente em uma revista dedicada ao pú­blico infantil, como forma de dar susten­tabilidade ao trabalho já desenvolvido no ambiente digital. Atualmente, uma equipe de seis profissionais contribuem com Lucas nesta iniciativa.

GARANTIR A VERDADE

Lucas ressalta que a fidelidade histó­rica é um princípio central de seu traba­lho. Para ele, contar a vida dos santos não significa recorrer à fantasia ou criar fatos inexistentes, mas narrar acontecimen­tos reais de forma envolvente, capaz de despertar a imaginação e o interesse das crianças.

A proposta, explicada pelo ilustrador, é evitar descrições frias e enciclopédicas, transformando episódios marcantes da história de cada santo em narrativas ví­vidas, que “pintem a cena” na mente do leitor e permitam um contato mais pro­fundo com o testemunho de fé. “A vida de um santo tem impacto porque é real, aconteceu de verdade”, frisou.

Inspirado na lógica de identificação presente nos super-heróis, o projeto bus­ca tornar os santos reconhecíveis, sem perder o respeito e a reverência que suas histórias exigem.

O trabalho vem dando frutos. Lucas recorda a mensagem que recebeu de uma mãe que agradeceu pelo conteú­do, ao relatar que, a partir da página no Instagram, o filho passou a se interessar profundamente pela vida dos santos. “Isso é muito gratificante e certamente é o que me motiva a seguir com essa mis­são”, manifestou.

ALGUMAS PÁGINAS QUE ENSINAM SOBRE A VIDA DOS SANTOS PARA AS CRIANÇAS

Turminha do Céu (@turminhadoceu_oficial)

O Pequeno Francisco (@opequenofrancisco)

Sagrado Ilustrado (@sagradoilustrado)

Amiguinhos de Deus (@amiguinhosdedeus)

Profetas Kids (@profetaskidss)

Santinhoz (@santinhoz)

Deixe um comentário