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ExpoCatólica 2025 tem recorde de público e mostra a multiplicidade da Igreja

Mais de 61 mil pessoas visitaram os estandes e participaram dos eventos simultâneos, alguns dos quais organizados pela Arquidiocese de São Paulo

Foto: Comunicação ExpoCatólica

Uma mistura de sonoridades (vozes, badalar de sinos e canções), rostos e criatividade visual nos estandes dos mais de 200 expositores marcou a 18ª edição da ExpoCatólica, entre os dias 3 e 6, no Pro Magno Centro de Eventos, na zona Norte de São Paulo.

Reconhecida como a maior feira de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, a ExpoCatólica 2025 bateu todos os recordes: foram 61.043 visitantes – mais que o dobro dos 30 mil do ano passado – com significativas altas no número de padres (+126%), líderes pastorais como catequistas, agentes e secretários (+490%), e lojistas e compradores diretos (+92%).

Não menos impressionante foi o saldo da solidariedade: a entrada na feira era gratuita, mas quem quisesse poderia doar alimentos não perecíveis e, assim, foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas, que serão destinadas a instituições sociais e pastorais que apoiam famílias em situação de vulnerabilidade.

“Não é somente o número de público final que satisfez nossas expectativas. A feira ganhou corpo, beleza, branding – ou seja, posicionamento; as pessoas já sabem para que ela serve. Daquilo que projetamos, Deus nos agraciou com muito mais surpresas. A feira superou expectativas em todos os aspectos”, avaliou, ao O SÃO PAULO, Fábio Castro, diretor da Promocat – Promotora Católica, responsável pela feira.

O evento também foi elogiado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que lá esteve na sexta-feira, 4: “Vemos a ExpoCatólica 2025 maior do que foi no ano passado. Está sempre crescendo, com muita qualidade e com mais pessoas”.

Fábio e a esposa, Kiara Castro, idealizaram a feira há 22 anos. Ele ressaltou que o recorde de público alcançado em 2025 mostra a vitalidade do catolicismo no País: “Mais pessoas estão praticando a fé católica e isso acaba por se refletir em maior consumo de material litúrgico e devocional”.

Foto: Comunicação ExpoCatólica

MAIS DO QUE UMA FEIRA COMERCIAL

A ExpoCatólica foi composta de quatro grandes setores: Comercial, Turismo Religioso (com rotas e destinos devocionais), Vocacional (com congregações e comunidades) e Tecnologia (com soluções digitais e plataformas voltadas à evangelização). Fábio Castro destacou que toda a estrutura foi pensada respeitando a doutrina católica. “Sempre falamos aos nossos expositores que não adianta nos preocuparmos somente em vender mais. Temos de fazer um trabalho que apoie a Igreja, o que só é possível caminhando com ela”.

Esse aspecto também foi lembrado por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar de São Paulo, na missa de abertura da feira: “Não podemos perder de vista qual é o fundamento de tudo o que se realiza aqui. Do contrário, estaremos tratando de uma marca, de um personagem histórico, e não de servir o ‘meu Senhor e meu Deus’”.

Em entrevista às mídias da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer lembrou que embora a feira tenha um propósito comercial, ela também é “ocasião de mostrar as muitas iniciativas que estão a serviço da vida e da missão da Igreja”.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

PRESENÇA DA ARQUIDIOCESE

Dom Odilo esteve na ExpoCatólica na sexta-feira, 4, para participar do 2º Fórum da Caridade Organizada, e no sábado, 5, para o Congresso Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã, dois dos mais de 20 eventos simultâneos realizados ao longo da feira, assim como o Pascom em Ação, também coordenado pela Arquidiocese (leia mais nas páginas 8 e 9). 

No estande do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, foi montado um estúdio da rádio 9 de Julho, no qual houve programas de entrevistas e apresentações de artistas e expositores; bem como a redação on-line do O SÃO PAULO, com publicações no site do jornal (www.osaopaulo.org.br) e nas redes sociais do jornal (@jornalosaopaulo).

Dois ambientes no estande também permitiram estreitar o diálogo os jovens: no espaço do Setor Juventude, um grande painel com a imagem do Papa Leão XIV foi usado para divulgar a realização do DNJ Fest, que ocorrerá 23 de novembro, no Dia Nacional da Juventude; e no espaço do Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA), alguns seminaristas e o  Padre João Henrique Novo do Prado, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional dialogaram com os jovens sobre o itinerário de discernimento vocacional. 

LEIA TODAS AS REPORTAGENS PUBLICADAS AO LONGO DA FEIRA

MÚSICA E CINEMA

Ao circular pela feira, eram comum ver o público reunido para acompanhar palestras e apresentações musicais. Como já virou tradição na Expo, as arenas Fino Tom e Arcanjo tiveram uma intensa programação de arte, espiritualidade e formação católica.

O cinema também teve lugar de destaque. Nos dias 3 e 4, foi realizado o 1º Fórum de Cinema Católico, para debater a produção e difusão de filmes com valores cristãos, tendo entre os participantes nomes como Jayme Monjardin, Susana Castelo e Myriam Rios. 

“Conseguimos reunir atores, dubladores, diretores, roteiristas e produtores com possíveis patrocinadores e poder público, a fim de fomentar produções audiovisuais católicas”, comentou Angela Morais, CEO da Kolbe Arte, que organizou o evento, bem como a segunda edição do Cinema ExpoCatólica, com a exibição de nove filmes, nos dias 5 e 6. As duas ações foram feitas em parceria com a Lumine TV e com o apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo. 

TURISMO RELIGIOSO

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A beleza e a multiplicidade da fé católica no Brasil pode ser vista nos estandes dos estados de Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Tocantins, Paraná, Pernambuco e Bahia, além daqueles próprios de santuários nacionais. Houve ainda os estantes dos santuários de Fátima, em Portugal, e Santiago de Compostela, na Espanha. 

Pela primeira vez, Tocantins montou um estande na feira, para divulgar as muitas rotas de turismo religioso. “Do total de turistas que frequentam Tocantins, 40% são de São Paulo. Trouxemos aqui as referências católicas do nosso estado, mostrando que este segmento de turismo cresce muito por lá e envolve fé e paixão”, contou Hercy Filho, Secretário de Turismo de Tocantins.

Já o estado de Santa Catarina voltou à feira após o sucesso obtido em 2024. “Trouxemos um mapa de Santa Catarina com os mais de 100 destinos de turismo religioso”, detalhou Karina Baldança, gerente de políticas públicas e governança turística de Santa Catarina. “Os migrantes que vieram para nosso estado trouxeram a religiosidade católica e a mantemos”, complementou.

Também a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) montou um estande na feira e lançou a segunda edição do Guia Turístico Católico.

Já no estande do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), o público pôde participar de oficinas e apreciar a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”. Segundo Tatiana Ricci, diretora de planejamento e gestão do MAS-SP, a ExpoCatólica “é uma oportunidade para mostrar o Museu não só como um espaço fixo, mas um Museu extramuros”.

EDITORAS CATÓLICAS

Foto: Comunicação Editora Ave-Maria

As principais editoras católicas também marcaram presença na feira com lançamentos e sessões de autógrafos. Na sexta-feira, 4, alguns autores e representantes do mercado editoral participaram da live “O jornalismo e a literatura católica a serviço da evangelização no dia a dia”, promovida pelo jornal O SÃO PAULO.

“A seleção do editor é muito importante, pois, do contrário, corre-se o risco de publicar algo que acaba não vendendo bem, ou de se publicar coisas só pra vender bem, mas que contradigam a doutrina católica”, observou Victor Tavares, diretor-executivo da Distribuidora Loyola de Livros e das Edições Fons Sapientiae. 

“É uma responsabilidade grande, que fazemos com o fundamento da Tradição da Igreja, do Magistério e da Sagrada Escritura. Este é um tripé fundamental para qualquer editora católica”, ressaltou Valdeci Toledo, gerente da editora Ave-Maria.

Também participaram da live o Frei Wilter Malveira, OFM, que lançou o livro “Evangelização nas Redes Sociais”, pela Angelus Editora; e a jornalista Karla Maria Sousa, autora de três obras publicas pela Paulus Editora, uma delas “Irmã Dulce – A Santa brasileira que fez dos pobres sua vida”.

AS IMPRESSÕES DOS EXPOSITORES

“Foi surpreendente! Teve grande presença de público, fizemos bons negócios e, acima de tudo, percebemos uma ambiente de pessoas tocadas pela fé”, disse Rafael Moura, proprietário da Mundo Novo Arte Sacra, que montou pela 1ª vez um estande na feira, com destaque para as imagens sacras feitas em barro, resina e fibra de vidro.

“Foi a nossa 1ª ExpoCatólica. Recebemos muitas visitas aqui no estande de padres e bispos que desejam incrementar os sistemas de áudio e vídeo de suas igreja”, contou Sérgio Wallauer, diretor de vendas da Solutions Alltech. A empresa destina parte de suas vendas para a ONG Child Impact Brasil, que atua contra o abuso e a exploração sexual infantil.

“Este ano foi um dos melhores que tivemos aqui na Expo. A movimentação de público foi muito boa, vendemos bastante sinos”, disse Flávio Angeli, responsável fundição Sinos Angeli, que já esteve em 15 edições da feira. A empresa produz sinos artesanais em bronze há 136 anos, com acionamento manual ou automatizado.

As empresas Delucas – móveis para igreja; D’Falco Vitrais; e Creatos – arquitetura sacra fizeram um estande em conjunto, estilizado como uma capela. “Nós nos juntamos para que o cliente possa encontrar tudo em um só lugar e o resultado foi positivo”, comentou Everson Assis, diretor de D’Falco. “Nada substitui essa oportunidade do contato físico, da pessoa chegar, conhecer o jeito que a empresa vende, ver o material de perto”, avaliou Lucas Cavitioli, diretor da Delucas.

E TEVE MUITO MAIS

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Amparo Maternal, que há 85 anos atua no acolhimento de gestantes, mães e bebês em situação de vulnerabilidade levou à ExpoCatólica as caixinhas surpresas, uma ação interativa para arrecadar recursos à instituição católica; além do Amparinho, um grande mascote que percorreu os corredores da feira.

Foto: Pastoral Familiar

No estande da Comissão Nacional da Pastoral Familiar houve divulgações de subsídios formativos para namorados, recém-casados, casados há mais tempo e casais em nova união. “Acreditamos que aqui na ExpoCatólica podemos cumprir o mandato de Jesus, que nos manda lançar as redes, e agora também o pedido do Papa Leão XIV de sermos pescadores de famílias”, disse o Padre Rodolfo Chagas Pinho, Assessor desta Comissão e Secretário Executivo da Pastoral Familiar Nacional.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

O 8º Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos aconteceu no domingo, 6, com mais de 2 mil participantes em um dia intenso de espiritualidade, partilha e fortalecimento da missão de rezar pela salvação e restauração das famílias. A conclusão foi com a missa presidida por Dom Cícero Alves de França. “Vocês hoje ficaram o dia todo aqui refletindo, rezando e têm por missão rezar. Pois bem, a oração da mãe é, antes de tudo, um afago, um carinho, assim como Deus faz conosco”, disse o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, destacando que as integrantes do movimento são “missionárias da esperança”.

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