
Teve início no domingo, 23, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Campanha para a Evangelização 2025 (CE 2025), neste ano com o tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,5). A inspiração bíblica recorda o encontro de Jesus com Zaqueu e convida cada fiel a abrir o coração e o lar para a presença do Senhor, especialmente no caminho espiritual do Advento.
Criada em 1998 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha será concluída no 3º Domingo do Advento, ocasião em que se realizará a Coleta Nacional para a Evangelização, marcada este ano para 13 e 14 de dezembro. Os recursos arrecadados são destinados à ação evangelizadora em três níveis: 45% para a própria diocese, 20% para o regional da CNBB e 35% para as iniciativas nacionais.
Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO) e 1º Vice-presidente da CNBB, destacou, em mensagem de vídeo, que o Tempo do Advento “nos prepara para celebrar a festa do Natal do Senhor. Filho de Deus que nasce em Belém, continua nascendo no coração de tantas pessoas por meio da ação evangelizadora da Igreja. E é no Tempo do Advento que a Igreja no Brasil faz a Campanha da Evangelização. Ainda no vídeo, o Bispo pede aos católicos que “participem generosamente em sua comunidade e colaborem para a ação evangelizadora da sua diocese, dos regionais e de toda a Igreja no Brasil. Nossa tarefa é fazer com que Deus chegue a todas as casas”.
SUBSÍDIOS

A fim de auxiliar a vivência espiritual e pastoral da Campanha, a CNBB disponibilizou conteúdos para serem utilizados em celebrações, formações, redes sociais e ações missionárias, que podem ser acessados em https://campanhas.cnbb.org.br.
O documento base da CE 2025, também já disponível, aprofunda a reflexão sobre o tema, destacando a dimensão da “casa” como lugar de encontro com Deus, comunhão fraterna e missão. Também oferece três celebrações para o Advento: Montagem da Coroa do Advento; Montagem do Presépio; e Celebração do Natal em família.
Com o tema centrado na acolhida de Jesus no cotidiano, a Campanha estabelece uma ponte entre a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema da Ecologia Integral, e a CF 2026, dedicada à Fraternidade e Moradia. Assim, a CE 2025 convida à abertura da casa interior e exterior – do coração e das famílias – para que o Evangelho inspire gestos concretos de solidariedade, conversão e proximidade.
(Com informações da CNBB)






