Leia, na íntegra, o comunicado oficial da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro comunicou oficialmente, nesta quinta-feira, 7, que o Papa Leão XIV acolheu a renúncia apresentada por Dom Orani João Tempesta, O.Cist., ao governo pastoral da Igreja Particular do Rio. A decisão foi tomada conforme as normas do Direito Canônico, utilizando a fórmula nunc pro tunc, que significa que a renúncia é aceita agora, mas seus efeitos só se concretizarão futuramente.
Segundo o comunicado, o Santo Padre determinou que o cardeal permaneça no cargo por mais dois anos, até a nomeação e posse de seu sucessor. Nesse período, Dom Orani seguirá conduzindo a Arquidiocese com plenos poderes e responsabilidades.
Em sua decisão, o Papa expressou “reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por Dom Orani ao longo destes anos” e pediu que ele continue guiando o povo de Deus “com serenidade, generosidade e zelo pastoral”.
O cardeal, que está à frente da Arquidiocese desde 2009, acolheu a decisão pontifícia com espírito de comunhão e renovado compromisso. Em mensagem dirigida ao clero, aos religiosos e às religiosas, bem como aos fiéis leigos, Dom Orani convidou todos a se unirem “em oração e renovado ardor missionário”, especialmente neste tempo em que a Arquidiocese celebra os 450 anos de sua criação.
Confira abaixo o comunicado oficial divulgado pela assessoria de comunicação do Arcebispo do Rio de Janeiro e a Circular do Cardeal Orani Tempesta ao Clero e aos Fiéis:


Fonte: CNBB Regional Leste 1