Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Tocantins, Paraná, Pernambuco e Bahia. Estes são alguns dos estados brasileiros com estandes na ExpoCatólica 2025, que prossegue até domingo, dia 6, no Pro Magno Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista.

Da grande imagem de Nossa Senhora da Salette, que pode ser vista no estande de Goiás, passando pela réplica de Nossa Senhora de Nazaré, há uma variedade de tradições da religiosidade católica no Brasil.
Para os estados também é uma oportunidade de divulgar suas rotas e ambientes de turismo religioso. De acordo com o Ministério do Turismo, por ano 17,7 milhões de pessoas viajam para rotas religiosas no Brasil, resultando em uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 15 bilhões.
A estreia do estado de Tocantins

Um dos estados que participa com um estande pela primeira vez na feira é o de Tocantins, divulgando suas sete regiões de turismo religioso.
Um dos destaques é a Rota Caminhos da Fé, em Porto Nacional, um itinerário que une devoção, história e profunda reverência, com pontos como a Catedral Nossa Senhora das Mercês e o Arco das Fitas, uma tradição atrelada ao Servo de Deus Padre Luso de Matos (1906-1987), além de outras tradições religiosas do estado, como a Folia do Divino, as caminhadas santas e as peregrinações pelas serras.
“Em Porto Nacional, há a Serra das Antenas, em que as pessoas fazem o caminho do calvário, com as 15 estações, e lá em cima participam da missa”, comentou Osvaldina Fonseca de Sá, guia de turismo religioso de Tocantins.
Ela detalhou que todo dia 3 de cada mês, acontece a caminhada santa em Porto Nacional, partindo do seminário até a igreja onde Padre Luso viveu seu ministério, com as pessoas pendurando pelo caminho as fitinhas de oração “Todos os dias, o Padre Luso fazia essa caminhada, do seminário até a igreja”, recordou.
“E ele sempre dizia ‘O que é difícil para os homens para Deus não é nada’”, comentou Osvaldina, lembrando ainda os relatos da piedade popular de que o frade, que convivia com reumatismo e beribéri, por algumas vezes levitava.
Hercy Filho, secretário de Turismo de Tocantins, falou ao O SÃO PAULO, sobre a presença do estado na ExpoCatólica 2025.
“Do total de turistas que frequentam Tocantins, 40% são de São Paulo. Trouxemos aqui as referências católicas do estado, como o Memorial do Padre Luso, a Paixão de Cristo na cidade de Paraíso, a devoção a Nossa Senhora da Natividade, padroeira do nosso estado. Queremos mostrar que este segmento cresce muito em nosso estado, é um turismo que envolve a fé, a paixão. E o turismo também é renda, é movimentação financeira. Quanto mais turistas Tocantins receber para ver a nossa cultura e os locais religiosos, isso irá melhorar a vida do nosso povo e do povo do Brasil”, enfatizou Hercy.
Os mais de 100 destinos turísticos de Santa Catarina

Após o sucesso alcançado com a participação na ExpoCatólica do ano passado, Santa Catarina voltou à feira para divulgar os mais de cem destinos turísticos que há no estado, sendo um dos mais conhecidos o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, além de outros santuários, igrejas históricas, grutas, caminhos de peregrinação e atrativos religiosos.
“Temos um mapa de Santa Catarina com todos os destinos de turismo religioso e estamos aqui na ExpoCatólica com a ideia de apresentar estes destinos e para estar neste circuito de turismo religioso”, afirmou Karina Baldança, gerente de políticas públicas e governança turística de Santa Catarina.
No estande também está em exposição as imagens de seis veneráveis e servos de Deus, cujo processos de beatificação/canonização: Padre Aloísio, Frei Bruno, Albertina Berkenblock, Padre Léo, Marcelo Henrique Câmara e Frei Egídio.
Karina lembrou que a maioria da população do estado é católica. “Os migrantes que vieram para Santa Catarina trouxeram essa realidade e mantemos. Santa Catarina é um estado de fé e representa o povo catarinense”.
Sobre a ExpoCatólica

A ExpoCatólica 2025, maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, prossegue até domingo, dia 6, no Pro Magno Centro de Eventos (Avenida Professora Ida Kolb, 513), nas imediações da Ponte do Limão da Marginal Tietê.
A entrada na ExpoCatólica é gratuita, e o credenciamento pode ser feito pelo site www.expocatolica.com.br. Os eventos paralelos exigem inscrição prévia, devido à limitação de vagas nos auditórios. Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas também pelo Instagram oficial da feira (@expocatolica).
A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, está com um estande na ExpoCatólica, com a programação ao vivo da rádio 9 de Julho em um estúdio avançado, e a redação on-line do jornal O SÃO PAULO. Visite-nos na Rua A, próximo à Arena do Conhecimento e à entrada principal.