Nas igrejas, ruas, praças e rios, brasileiros expressam a devoção à Padroeira do Brasil

O Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrado no sábado, 12, foi repleto de manifestações públicas da devoção dos brasileiros à Padroeira do Brasil, bem como nos santuários dedicados à Virgem de Aparecida em diferentes pontos do País.

A partir do Vaticano, o Papa Francisco também enviou mensagem aos brasileiros, exortando que “sigam em frente, com essa mensagem da Virgem, que é toda a harmonia: harmonia entre todos os cristãos, harmonia com toda a humanidade e harmonia climática”. Ele também recordou suas muitas passagens pelo Santuário Nacional, como em julho de 2013 meses após a eleição ao pontificado, e mesmo antes, quando era Arcebispo de Buenos Aires: “Peço à Virgem de Aparecida, a quem eu visitei várias vezes, que os abençoe, que os faça ir em frente e que os faça muito alegres, porque ela é a Virgem da alegria”.

E foi esta alegria e devoção que pôde ser vista em diferentes partes do Brasil, como apresentamos a seguir.

Foto: Portal A12

No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista, uma multidão de fiéis participou das seis missas realizadas no Dia da Padroeira, sendo a das 9h solene, presidida por Dom Orlando Brandes: “Estendei os seus braços, ó Mãe Aparecida, e mostrai-nos os caminhos de Jesus. Mãe Aparecida, velai pelos nossos lares, pela infância desvalida, pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida”, rogou o Arcebispo de Aparecida (SP) na homilia. Ao longo do dia, houve uma vigília de oração, a consagração a Nossa Senhora e a procissão solene e um momento oracional antes da missa de encerramento, quando, com a basílica iluminada apenas com as velas dos fiéis (foto), houve a entrada da imagem mariana e a recordação dos 307 anos de sua aparição. Entre os dias 3 e 11, aconteceu a novena preparatória, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, alusiva ao tema do jubileu 2025.

Foto: Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília (DF) promoveu a 26ª da Festa de Nossa Senhora Aparecida, que acontece anualmente desde 1996. A missa, pela manhã, foi especialmente voltada às crianças, que ao final fizeram a encenação do encontro da imagem mariana em 1717 (foto). No começo da tarde, aconteceu a récita do Santo Terço, durante a qual os fiéis puderam receber o sacramento da Reconciliação. A missa em honra à Padroeira, no fim da tarde, foi presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, após a qual houve a procissão luminosa pelo quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, com a imagem de Nossa Senhora conduzida no papamóvel usado por São João Paulo II, em 1991, em sua visita a Brasília. Durante a procissão, aconteceram paradas para a bênção aos enfermos, aos governantes e poderes públicos, e às famílias.

Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Em Juiz de Fora (MG), é tradição, desde 1996, que a cada 12 de outubro se realize a Motociata de Nossa Senhora Aparecida, testemunho público de fé que desde o ano passado é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. No último sábado, os milhares de participantes partiram do bairro Bom Pastor com a imagem mariana e foram até a Catedral Metropolitana, onde ocorreu a bênção dos capacetes, documentos e chaves. O encerramento foi com a missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo. Os idealizadores da iniciativa foram os motociclistas Antônio Carlos Lourenço Ribeiro e Anderson de Oliveira, em gratidão à Padroeira do Brasil por Antônio e a esposa terem sobrevivido a um grave acidente de moto. Os participantes também arrecadaram doações para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Arquidiocese de Passo Fundo

Na Arquidiocese de Passo Fundo (RS), que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, aconteceram dois momentos celebrativos especiais no último fim de semana. No sábado, 12, a Romaria das Crianças (foto) até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com missas, bênçãos e a reza do Terço. No domingo, 13, a 43ª Romaria em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Além da tradicional procissão, houve a bênção com o Santíssimo e missa com a participação dos jovens.

Foto: Arquivo pessoal

Na cidade de Jaraguá do Sul (SC), Diocese de Joinville, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha da Figueira, realizou pela primeira vez uma procissão fluvial. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada da Paróquia São Sebastião, passou pelo rio Itapocu, e depois foi conduzida pelo jipeiros e motociclistas até a paróquia mariana. À noite, houve a coroação da imagem.

Foto: Diocese de Roraima

No Dia da Padroeira do Brasil, cinco missas foram celebradas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista, Diocese de Roraima. Às 6h30, aconteceu o tradicional passeio ciclístico “Pedalando com Maria”, com a transladação da imagem mariana até a Igreja Nossa Senhora da Consolata. Houve ainda a récita do Santo Terço em três horários no Santuário, e às 17h a romaria pelas ruas, saindo da Igreja Nossa Senhora da Consolata até o Santuário. A missa solene foi presidida por Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima (RR).

Foto: Arquidiocese de Salvador

Na Arquidiocese de Salvador (BA), Nossa Senhora Aparecida foi solenemente celebrada no santuário arquidiocesano a ela dedicada. O Dia da Padroeira começou com a Alvorada, às 5h, seguida da Recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Ocorreram ainda outras seis missas: na das 6h30, uma rede simbolizou a pesca em que a imagem foi achada no rio Paraíba do Sul (foto); a das 16h teve a imagem da Virgem Maria colocada em uma berlinda e conduzida pelas principais ruas do bairro Imbuí; e a das 18h, foi presidida por Dom Marco Eugênio Galrão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador.

(Com informações de Vatican News, A12, G1 e Arquidiocese Brasília)

Deixe um comentário