O Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrado no sábado, 12, foi repleto de manifestações públicas da devoção dos brasileiros à Padroeira do Brasil, bem como nos santuários dedicados à Virgem de Aparecida em diferentes pontos do País.
A partir do Vaticano, o Papa Francisco também enviou mensagem aos brasileiros, exortando que “sigam em frente, com essa mensagem da Virgem, que é toda a harmonia: harmonia entre todos os cristãos, harmonia com toda a humanidade e harmonia climática”. Ele também recordou suas muitas passagens pelo Santuário Nacional, como em julho de 2013 meses após a eleição ao pontificado, e mesmo antes, quando era Arcebispo de Buenos Aires: “Peço à Virgem de Aparecida, a quem eu visitei várias vezes, que os abençoe, que os faça ir em frente e que os faça muito alegres, porque ela é a Virgem da alegria”.
E foi esta alegria e devoção que pôde ser vista em diferentes partes do Brasil, como apresentamos a seguir.
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista, uma multidão de fiéis participou das seis missas realizadas no Dia da Padroeira, sendo a das 9h solene, presidida por Dom Orlando Brandes: “Estendei os seus braços, ó Mãe Aparecida, e mostrai-nos os caminhos de Jesus. Mãe Aparecida, velai pelos nossos lares, pela infância desvalida, pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida”, rogou o Arcebispo de Aparecida (SP) na homilia. Ao longo do dia, houve uma vigília de oração, a consagração a Nossa Senhora e a procissão solene e um momento oracional antes da missa de encerramento, quando, com a basílica iluminada apenas com as velas dos fiéis (foto), houve a entrada da imagem mariana e a recordação dos 307 anos de sua aparição. Entre os dias 3 e 11, aconteceu a novena preparatória, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, alusiva ao tema do jubileu 2025.
A Arquidiocese de Brasília (DF) promoveu a 26ª da Festa de Nossa Senhora Aparecida, que acontece anualmente desde 1996. A missa, pela manhã, foi especialmente voltada às crianças, que ao final fizeram a encenação do encontro da imagem mariana em 1717 (foto). No começo da tarde, aconteceu a récita do Santo Terço, durante a qual os fiéis puderam receber o sacramento da Reconciliação. A missa em honra à Padroeira, no fim da tarde, foi presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, após a qual houve a procissão luminosa pelo quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, com a imagem de Nossa Senhora conduzida no papamóvel usado por São João Paulo II, em 1991, em sua visita a Brasília. Durante a procissão, aconteceram paradas para a bênção aos enfermos, aos governantes e poderes públicos, e às famílias.
Em Juiz de Fora (MG), é tradição, desde 1996, que a cada 12 de outubro se realize a Motociata de Nossa Senhora Aparecida, testemunho público de fé que desde o ano passado é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. No último sábado, os milhares de participantes partiram do bairro Bom Pastor com a imagem mariana e foram até a Catedral Metropolitana, onde ocorreu a bênção dos capacetes, documentos e chaves. O encerramento foi com a missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo. Os idealizadores da iniciativa foram os motociclistas Antônio Carlos Lourenço Ribeiro e Anderson de Oliveira, em gratidão à Padroeira do Brasil por Antônio e a esposa terem sobrevivido a um grave acidente de moto. Os participantes também arrecadaram doações para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na Arquidiocese de Passo Fundo (RS), que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, aconteceram dois momentos celebrativos especiais no último fim de semana. No sábado, 12, a Romaria das Crianças (foto) até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com missas, bênçãos e a reza do Terço. No domingo, 13, a 43ª Romaria em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Além da tradicional procissão, houve a bênção com o Santíssimo e missa com a participação dos jovens.
Na cidade de Jaraguá do Sul (SC), Diocese de Joinville, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha da Figueira, realizou pela primeira vez uma procissão fluvial. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada da Paróquia São Sebastião, passou pelo rio Itapocu, e depois foi conduzida pelo jipeiros e motociclistas até a paróquia mariana. À noite, houve a coroação da imagem.
No Dia da Padroeira do Brasil, cinco missas foram celebradas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista, Diocese de Roraima. Às 6h30, aconteceu o tradicional passeio ciclístico “Pedalando com Maria”, com a transladação da imagem mariana até a Igreja Nossa Senhora da Consolata. Houve ainda a récita do Santo Terço em três horários no Santuário, e às 17h a romaria pelas ruas, saindo da Igreja Nossa Senhora da Consolata até o Santuário. A missa solene foi presidida por Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima (RR).
Na Arquidiocese de Salvador (BA), Nossa Senhora Aparecida foi solenemente celebrada no santuário arquidiocesano a ela dedicada. O Dia da Padroeira começou com a Alvorada, às 5h, seguida da Recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Ocorreram ainda outras seis missas: na das 6h30, uma rede simbolizou a pesca em que a imagem foi achada no rio Paraíba do Sul (foto); a das 16h teve a imagem da Virgem Maria colocada em uma berlinda e conduzida pelas principais ruas do bairro Imbuí; e a das 18h, foi presidida por Dom Marco Eugênio Galrão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador.
(Com informações de Vatican News, A12, G1 e Arquidiocese Brasília)