Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Padre José Oscar Beozzo recebe o título de Doutor Honoris Causa pela PUC-SP

Padre Beozzo, ladeado pelos professores Vidal Serrano e Carla Reis, reitor e vice-reitora da PUC-SP, e pelo Cardeal Scherer, Grão-Chanceler
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) concedeu, em sessão solene realizada no Teatro Tucarena, na segunda-feira, 20, o título de Doutor Honoris Causa ao Padre José Oscar Beozzo, 84 anos, teólogo e historiador, em reconhecimento à sua contribuição acadêmica e pastoral à Igreja e à sociedade. 

O ato contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP; do professor Vidal Serrano Nunes Júnior, reitor, bem como de docentes, estudantes e representantes de diversas instituições ligadas ao ecumenismo e à formação pastoral. 

Ao saudar o homenageado, Dom Odilo destacou a relevância de seu trabalho. “Com alegria, reconhecemos os méritos do Padre Beozzo como pesquisador e historiador, e sua contribuição aos estudos da história da Igreja, da Teologia e da pastoral popular. Seu trabalho tornou acessível ao povo o que muitas vezes permanece restrito aos meios acadêmicos”, afirmou. 

O Arcebispo recordou a participação do Padre Beozzo na documentação e interpretação do Concílio Vaticano II e sua destacada atuação no diálogo entre fé e cultura. 

O reitor da PUC-SP ressaltou a importância da homenagem: “Trata-se de um justo reconhecimento à trajetória de quem, por meio da formação e do diálogo, contribuiu para a missão da Universidade e para a reflexão teológica no País”. 

TRAJETÓRIA 

Padre José Oscar Beozzo nasceu em Santa Adélia (SP), em 1941. É sacerdote da Diocese de Lins (SP), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador-geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) desde sua fundação, em 1982. Também é membro da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina e de diversas entidades científicas, e assessor de comunidades eclesiais, pastorais e dioceses no Brasil e no continente latino-americano. 

Em sua fala, Padre Beozzo expressou gratidão à PUC-SP, à Arquidiocese e às pessoas que colaboraram ao longo dos anos com o CESEEP. 

AGRADECIMENTO COMPARTILHADO 

Padre Beozzo também sublinhou o trabalho conjunto de centenas de colaboradores. “Este doutorado pertence aos mais de 400 professores e 250 monitores que contribuíram com os cursos, especialmente o Curso de Verão, às famílias que acolheram participantes e aos artistas que se somaram ao projeto. Nunca recebi um não”, manifestou. 

Ele reconheceu ainda o esforço de pesquisadores e instituições que colaboraram na preservação da memória do Concílio Vaticano II na América Latina: “Este título é também dos que se dedicaram a recuperar a história da Igreja latino-americana e o papel das comunidades eclesiais na recepção do Concílio”. 

Ao encerrar a cerimônia, o Cardeal Scherer destacou que o título concedido ao Padre Beozzo é também “um reconhecimento ao compromisso da Universidade com o serviço à Igreja e à sociedade”. 

(Colaborou: TV PUC) 

Deixe um comentário