A Obra Lumen realizou entre os dias 12 e 14, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o 16ª edição do Encontro “Com Deus, tem Jeito”, com a participação de centenas de pessoas em situação de rua, bem daqueles já acolhidos em comunidades, oferecendo momentos de acolhimento, espiritualidade e convivência.

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem, na qual rogou a Deus “abundantes bênçãos dos céus sobre os organizadores e participantes, fazendo votos que o mesmo [o evento] seja para todos ocasião de encontro com o amor misericordioso de Deus, que jamais abandona os seus filhos e filhas, e de uma renovada conversão”.
“Pela materna intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil”, Leão XIV concedeu a bênção apostólica a todos os participantes e fiéis.
Edwin Costa, Fundador da Obra Lumen, comentou que “essa mensagem do Santo Padre, Papa Leão, para nós é uma grande confirmação de que o Encontro ‘Com Deus, tem Jeito’ não é uma iniciativa humana, mas uma inspiração de Deus. Saber que agora o ‘Com Deus, tem Jeito’, também está no coração e nas orações do Papa Leão, nos encoraja a continuar. Que o Emanuel, Jesus Abandonado, continue fecundando toda essa comunhão eclesial e de carismas”, destaca.
Em ocasiões anteriores, o Papa Francisco já havia enviado mensagem de apoio com palavras de encorajamento e a sua bênção apostólica papal. Além de ter recebido cartas de agradecimento de participantes resgatados das ruas. O gesto reforça a importância do trabalho realizado pelo Encontro, celebrando a fé e a ação social como instrumentos de transformação e esperança.
HISTÓRICO DO EVENTO
Criado em 2016, durante o Ano da Misericórdia, o Encontro “Com Deus, tem Jeito” já conta com mais de 550 carismas, grupos, comunidades, movimentos e pastorais, consolidando-se como uma importante iniciativa da Igreja voltada à dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao longo das edições, mais de 7,5 mil homens, mulheres e mães com crianças foram resgatados das ruas e acolhidos, onde receberam acompanhamento social e espiritual.
Após viver três anos em situação de rua em Fortaleza, José Airton participou, em 2017, da 2ª edição do Encontro “Com Deus, tem Jeito”, no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru. A experiência marcou a vida dele, onde foi acolhido pela Obra Lumen e iniciou um processo de transformação.
Oito anos depois, José Airton é missionário da Obra Lumen e ajudou na organização da 16ª edição do Encontro “Com Deus, tem jeito”. “Tive muitos anos da minha vida nas ruas de Fortaleza, sem esperança, sem saber como poderia sair daquela situação. Assim como um dia eu fui acolhido, hoje estou podendo acolher. É uma alegria poder fazer parte desse momento. Pois em 2017 a minha vida mudou. Sou uma nova criatura”, explica José Airton.
(Com informações da assessoria de imprensa da Obra Lumen)