Com milhões de ouvintes no Brasil, formato tem se mostrado uma eficaz ferramenta para alcançar os fiéis e também as pessoas fora da Igreja
Canal de comunicação que tem ganhado cada vez mais relevância e público com seus diferentes formatos e temas, o podcast já tem até uma data especial no calendário brasileiro: 21 de outubro, em homenagem ao dia em que foi lançado o primeiro podcast do Brasil, no ano de 2004.
Segundo o relatório DataReport 2023, o Brasil aparece na liderança entre os países que mais consomem esse tipo de conteúdo no mundo, somando 42,9% de usuários com idade entre 16 e 64 anos.
Já na América Latina, de acordo com um levantamento do Podnews, da Austrália, a região alcançou a marca de 135,2 milhões de ouvintes no ano passado. O Brasil surge no topo da pesquisa mais uma vez, com 51,8 milhões de usuários.
Com números tão expressivos, o formato foi se adequando às necessidades do público ao longo do tempo e dentre as possibilidades, surgiu o videocast, uma derivação que tem se consolidado no mercado audiovisual. Nele, o produto é produzido também com imagens, captadas simultaneamente ao áudio, que poderá ser disponibilizado separadamente nas plataformas digitais.
Neste universo cheio de possibilidades há cada vez mais espaço para difundir a Palavra de Deus e ensinar a Doutrina Católica para as pessoas em qualquer lugar e a qualquer hora, como mencionou o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2022: “A escuta está a experimentar um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, por meio das várias ofertas de podcast e chat audio, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana”.
LANÇAI AS REDES
Há cerca de um ano e meio, o fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, do Rio de Janeiro, Berthaldo Soares, sentiu o desejo de dialogar sobre a fé católica para além dos trabalhos pastorais da Igreja e com as pessoas que ainda não descobriram a beleza da fé.
Surgiu, assim, o Anima Podcast, uma produção totalmente voltada a temas católicos, tendo como bússola para a produção dos episódios a defesa dos valores da religião e os ensinamentos do Santo Padre.
Com mais 320 mil inscritos no Youtube e média de 50 mil visualizações, o Anima é apresentado por Berthaldo Soares e sua esposa, Kenya Camerotte, com episódios disponibilizados às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 20h.
Entre os entrevistados, sacerdotes, religiosos e especialistas da religião participam de um bate-papo leve, mas muito profundo, sempre com o foco de alcançar aqueles que ainda estão fora da Igreja.
“O Anima surge da necessidade de dialogarmos para o mundo, para fora da Igreja. Ele nasce para que nós possamos falar para o oceano e não para o aquário, ele vai pescar as pessoas e trazê-las para dentro da Igreja”, contou Berthaldo.
Conforme o idealizador, nas redes sociais é notável os testemunhos de conversão e de reaproximação dos ouvintes com a religião. Berthaldo recordou o exemplo de uma ouvinte que após 40 anos sem se confessar, buscou o sacramento após assistir a um episódio do podcast. Além disso, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, construído pelo movimento Tarde com Maria, também no Rio de Janeiro, é comum a presença dos ouvintes vindos de diferentes estados do Brasil.
Berthaldo avaliou ao O SÃO PAULO que o Anima tem “uma responsabilidade muito grande quanto a mudança do coração das pessoas e de mostrar o tesouro que existe dentro da Igreja”. Ele disse, ainda, que há a perspectiva de que os episódios possam ser disponibilizados de segunda a sexta-feira e que novos formatos sejam produzidos para o público.
SEGUE-ME
Por iniciativa da missão Jovens Sarados da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, na zona norte de São Paulo, surgiu em 2020 o Follow Me Cast.
O grupo, que tem como carisma a evangelização da juventude, vê o podcast como mais uma das muitas ferramentas que o movimento também realiza para alcançar o jovem, como, por exemplo: retiros, atendimentos e eventos.
À reportagem, Daniel Bernardes, um dos hosts do projeto, contou que o Follow Me Cast surgiu a partir da experiência de um retiro, quando os fundadores se sentiram chamados à criação de um podcast para que o grupo pudesse dialogar com ainda mais jovens: “Nossa maior luta é fazer com que as pessoas que nos assistem entendam que a santidade é muito possível. Nosso maior objetivo é a santidade e esta é a nossa maior missão”, contou.
Visando a evangelizar e levar a doutrina e o Magistério para as pessoas, o projeto já está em seu terceiro ano e com três temporadas realizadas, com um público formado por pessoas entre 25 e 35 anos.
Somente nos dez primeiros meses do ano, o Follow Me Cast já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações e soma mais de 16 mil seguidores nas redes sociais. Transmitido ao vivo, os episódios têm tido um alcance expressivo também no Instagram.
Ao lado de Daniel, Bruno Everton também está à frente das câmeras dando um rosto e uma voz para esta missão. Com eles, uma equipe de mais de cinco integrantes, entre produtores, técnicos de áudio e vídeo e mídias sociais levam os episódios semanais ao ar todas às quartas-feiras, a partir das 20h30.
“Ser a voz de um ato de evangelização significa ser um servo bom e fiel. É entender que recebemos de nosso Senhor alguns talentos e nós tentamos multiplicá-los. Mas é também um grande privilégio falar com a juventude, com essa realidade que tanto necessita e no mundo digital, em que as pessoas estão passando grande parte da sua vida”, concluiu.
Ola seria interessante se tivesse os links dos podcasts!