Logo do Jornal O São Paulo

Projeto Capacita em Rede já certificou mais de 15 mil alunos em todo o Brasil

Realizado em uma parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Ministério da Educação, o projeto Capacita em Rede, em apenas 1 ano e 7 meses, já certificou 15 mil trabalhadores em todo Brasil.

Alunos do curso de robótica (arquivo – capacita em Rede)

O projeto Capacita em Rede, desde maio de 2024, vem promovendo cursos presenciais de qualificação profissional em diferentes regiões do país, com foco em públicos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já atendeu os 19 regionais da CNBB.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 50 horas e são certificados pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). Em outubro de 2025, o projeto foi renovado e irá chegar a 31 mil vagas até o fim de 2026, contemplando todas as regiões do país, do interior às capitais.

As capacitações são definidas conforme as demandas de cada localidade, indicadas pelas paróquias parceiras. O portfólio conta com 50 cursos, abrangendo áreas como administração, saúde (cuidador de idosos, cuidador infantil, balconista de farmácia), construção civil (pedreiro, eletricista, pintor), beleza (manicure e pedicure, maquiagem, designer de sobrancelhas, barbeiro) entre outras.

Além da oferta técnica, o projeto tem como diferencial o método de articulação com as comunidades católicas, o que garante maior adesão e efetividade na formação dos alunos.

O Capacita em Rede é uma expansão do projeto Capacita Sul de Minas, iniciado em 2022, com parceria da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. Os resultados positivos das turmas organizadas em conjunto com paróquias incentivaram a criação de um modelo nacional.

Em 2023, o projeto ganhou força com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), tornando-se uma ação de alcance nacional. A coordenação e execução continuam sob responsabilidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado, que atua como instituição articuladora.

IMPACTO SOCIAL

Com atuação voltada especialmente para públicos com pouco acesso à educação profissional, o Capacita em Rede já contabiliza:

  • 19 regionais da CNBB mobilizados
  • 289 paróquias envolvidas
  • 24 estados e mais de 200 municípios atendidos
  • 888 cursos realizado
  • 138 cursos voltados a grupos em extrema vulnerabilidade social, como reeducandos do sistema prisional, dependentes em recuperação, moradores em situação de rua, migrantes e indígenas

Além dos números expressivos, o projeto tem se destacado pelas histórias de transformação pessoal e profissional de alunos e instrutores, que relatam experiências positivas e impactos concretos em suas comunidades.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário