
Durante o Tempo Pascal, os cristãos são convidados a contemplar os primeiros passos dados pela Igreja nascente após a Ressurreição de Jesus. A principal fonte é o livro dos Atos dos Apóstolos, escrito pelo evangelista São Lucas.
No entanto, existem outras fontes históricas e da tradição eclesiástica que ajudam a compreender o nascimento da Igreja e como se deu a pregação dos apóstolos após a vinda do Espirito Santo em Pentecostes. Nesta edição, O SÃO PAULO inicia uma série sobre a chamada Igreja Primitiva.
Um dos autores que ajudam a compreender esses fatos é Eusébio de Cesareia, bispo que viveu entre os séculos III e IV, primeiro responsável por reunir todos os relatos e documentos que narram a história das primeiras comunidades cristãs, em sua obra intitulada “História Eclesiástica”.
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Em missão
É esse bispo que narra que, depois da ascensão de Jesus, os judeus iniciaram uma perseguição aos seguidores de Cristo, sobretudo após o martírio de Santo Estevão (At 7,57-58). “Todos os discípulos, exceto os 12, se dispersaram por toda a Judeia e Samaria. Alguns, segundo diz a Escritura divina, chegaram à Fenícia, Chipre e Antioquia. Não estavam ainda preparados para ousar compartilhar com os gentios a doutrina da fé, e assim a anunciaram somente aos judeus”, relata o historiador.
A primeira grande comunidade cristã que surgiu fora dos limites de Israel é Antioquia, na Síria, fundada pelo próprio apóstolo São Pedro, e que se tornou um centro de irradiação missionária para o mundo helenista. Foi lá́ que pela primeira vez os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos (cf. At 11,26).

Após a conversão (cf. At 9,19), Paulo também protagonizou a expansão da mensagem cristã. Ele realizou três grandes viagens missionárias em terras pagãs, fundando várias comunidades na Ásia Menor (Turquia) e na Grécia, em muitas delas acompanhado por Barnabé́.
Roma
Acredita-se que o Cristianismo chegou a Roma por meio de judeus romanos que haviam peregrinado a Jerusalém e testemunharam o acontecimento de Pentecostes (cf. At 2,9-11). Após abraçarem a fé́, regressaram a Roma e lá́ transmitiram a Boa-Nova.
São Pedro e São Paulo, portanto, encontraram uma comunidade estruturada quando lá́ chegaram e fundaram a Igreja romana. E, como se sabe, ambos foram martirizados na Cidade Eterna.
África e Ásia
São Tiago, o justo, também conhecido como o “irmão do Senhor”, foi o primeiro responsável pela Igreja de Jerusalém, onde foi martirizado.
São Filipe foi o primeiro a pregar a doutrina aos samaritanos. Depois, seguiu para Cartago, no Norte da África, e para a Ásia Menor. São Mateus pregou o Evangelho na Pérsia (atual Irã) e na Etiópia.
São Simão teria chegado até a região da Grã-Bretanha, passando pela África e Pérsia. São Judas Tadeu pregou na Mesopotâmia, na Líbia e na Pérsia.
Atribui-se ao evangelista São Marcos a fundação da Igreja em Alexandria, no Egito. A difusão do Cristianismo naquela região também se deve às inúmeras colônias de monges eremitas que se fixaram lá́ entre os séculos III e V.
São João Evangelista, o “discípulo amado do Senhor”, liderou a Igreja de Éfeso antes de ser exilado na Ilha de Pátmos, onde teria escrito seus textos do Novo Testamento. É considerado o único dos apóstolos que não foi martirizado. Ele morreu de morte natural por volta do ano 103.

Europa
Tiago Maior, filho de Zebedeu, é reconhecido como o evangelizador da Península Ibérica, mais precisamente da Espanha. O que se sabe é que ele foi morto em Jerusalém no ano de 44, sendo, inclusive, o único apóstolo cujo martírio é narrado na Bíblia (cf. At 12,2). A partir do século VII, difundiu-se a tradição de que seus restos mortais teriam sido leva- dos para a Espanha, atendendo a um pedido seu antes da morte, sendo sepultados na atual cidade de Santiago de Compostela.
Santo André, irmão de Pedro, foi para a região conhecida como Cítia, onde hoje estão os países da ex-União Soviética. Também pregou na Ásia Menor e na Grécia e é considerado o fundador da Igreja em Bizâncio, que depois se tornou Constantinopla (atual Istambul, na Turquia). Por isso, é o primeiro patriarca de Constantinopla.
Índia e Arábia
Os textos apócrifos registram que o apóstolo São Tomé pregou o Evangelho a leste da Síria, chegando à Índia, onde foi martirizado. Alguns historiadores, porém, afirmam que o Cristianismo talvez só́ tenha chegado a essa região no século III, pela ação de viajantes persas e armênios.
São Bartolomeu fez diversas viagens missionárias. Ele teria ido à Índia com Tomé, à Armênia, à Etiópia e ao sul da Arábia.
A todos os povos
Embora alguns detalhes nunca possam ser confirmados com precisão histórica, existe uma certeza testemunhada por muitos cristãos daquela época e transmitida por gerações, como atesta Eusébio de Cesareia:
“Sem dúvida, por uma força e uma assistência de cima, a doutrina salvadora, como um raio de sol, iluminou subitamente toda a terra habitada. De pronto, conforme as divinas Escrituras, a voz de seus evangelistas inspirados e de seus apóstolos ressoou em toda a terra, e suas palavras nos confins do mundo”.
É válido saber como se deu a vida dos discípulos de Jesus, após sua ressurreição, isso acrescentou o meu conhecimento.
Obrigada!
Muito gratificante, essa informação, gostaria de saber sobre a família de Jesus, os irmãos filhos de Maria.
Ei que deve ser difícil.
Mas gratificante o que li.
Obrigada pela explicação, foi de muito proveito.
É muito bom pode contar com esse recurso.
Mais uma vez, obrigada!