Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Dilexi te’: por meio dos pobres, Deus fala com a Igreja

A fé se torna concreta por meio da misericórdia e do serviço aos pobres. Assim refletiu o Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e um dos principais colaboradores do Papa em questões sociais, durante a coletiva de imprensa que apresentou a exortação apostólica Dilexi te (‘Eu te amei’), na quinta-feira, 9.

“Ao curar as feridas, sejam elas físicas, sociais ou espirituais, a Igreja proclama que o Reino de Deus acolhe os vulneráveis”, afirmou. “A pobreza, um enorme problema social, é também um tema teológico: por meio dos pobres, Deus fala à Igreja.”

O Cardeal observou que promover o desenvolvimento humano integral, de acordo com a Doutrina Social da Igreja, entrelaça educação, Eucaristia e serviço: “A educação é o primeiro ato de justiça, porque liberta as pessoas da pobreza espiritual e as prepara para a responsabilidade social”.

“A Eucaristia reúne pessoas diversas, alimenta a comunidade e a envia à caridade e à solidariedade”, disse, ainda. Já o serviço “é o amor social em forma concreta: cuidar dos pobres e da nossa casa comum”. Dessa forma, “a Igreja oferece misericórdia ao mundo, promovendo uma civilização na qual cada pessoa é reconhecida como imagem de Deus”.

Segundo o Cardeal Czerny, na exortação apostólica Dilexi te, o Papa Leão XIV une-se ao Papa Francisco ao declarar: “Não haverá paz enquanto os pobres e o planeta forem negligenciados e maltratados.”

Ele apresentou o documento como parte do Magistério e da Doutrina Social da Igreja, por meio dos ensinamentos do Papa Leão XIV, em seu primeiro documento, construído sobre as bases de seus antecessores, e explicou o motivo de ser uma exortação apostólica.

“Uma exortação apostólica permite que o Papa possa se concentrar em um ponto, um tema específico. Uma encíclica seria um documento mais amplo e mais complexo. A exortação permite que ele se dedique a responder a apenas uma questão”, disse o Cardeal.

A urgência da pobreza. Esmoleiro do Papa, o Cardeal Konrad Krajewski, Prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, também falou durante a apresentação do documento, que ocorreu na Sala de Imprensa do Vaticano.

Ele, que é o principal responsável pela distribuição de recursos da Santa Sé para obras de caridade e, diretamente, às pessoas em situação de rua na cidade de Roma, destacou a urgência que a pobreza causa na vida dos mais necessitados; e que a Igreja e a sociedade devem responder a essas situações com o mesmo senso de imediatez.

“Jesus saía para buscar as pessoas, aqueles que precisavam de sua intervenção. E as curava imediatamente. No mesmo dia. Dava respostas na hora, não deixava para depois”, refletiu. Em sua visão, embora seja preciso trabalhar para resolver as questões estruturais que causam a pobreza, é preciso atender ao pobre “agora”.

“No Evangelho existe o hoje. O amanhã não é seguro. Ontem é a história. Isso vemos no Evangelho em muitas partes”, contou. “É bonito ver como na Dilexi te, o Papa Leão XIV apresenta a milenária atenção da Igreja em relação aos pobres, com os pobres, em um caminho ininterrupto da vida da Igreja”, disse. “É preciso sair e compreender as verdadeiras necessidades dos pobres. Eles são a garantia de uma Igreja fiel ao coração de Deus.”

O Cardeal Krajewski também falou um pouco sobre o trabalho da Esmolaria Apostólica – hoje chamada de Dicastério para o Serviço da Caridade – e a vontade dos papas de continuar a trabalhar com cuidado especial aos pobres.

“O Papa Francisco me pediu para sair às ruas, não viver só no Vaticano, no escritório, e falou: ‘Você se encontrará no centro do Evangelho’. O Papa Leão XIV me disse: ‘Vamos continuar.’ Nós somos o pronto-socorro do Papa, a ambulância sempre pronta para partir e ajudar os mais necessitados. Esse documento nos diz que, por meio dos séculos, a Igreja sempre estará pronta para ajudar os pobres.”

MANCHETES DA MÍDIA

INTERNACIONAL

ANSA – ITÁLIA
Primeiro documento do Papa, ‘Dilexi te’ destaca necessidades dos pobres

AVVENIRE – ITÁLIA
Leão XIV e a exortação sobre os pobres: a caridade muda o mundo

AMERICA MAGAZINE – EUA
Papa Leão em seu primeiro documento importante: O amor pelos pobres não é opcional para os cristãos

EL PAÍS – ESPANHA
Leão XIV dedica seu primeiro documento aos pobres

CORRIERE DELLA SERA – ITÁLIA
Papa Leão, a primeira exortação apostólica: ‘Quem diz amar a Deus e não tem compaixão pelos necessitados mente’

RELIGIÓN DIGITAL – ESPANHA
‘Dilexi te’: Leão surpreende com Evangelho puro

RENASCENÇA – PORTUGAL
‘Dilexi te ’: Leão XIV e Francisco unidos no amor aos pobres

THE NEW YORK TIMES – EUA
Papa Leão exorta os cristãos a cuidarem dos pobres em seu primeiro ensinamento

NACIONAL

GAZETA DO POVO
Em ‘Dilexi te’, Leão XIV defende os pobres sem recorrer a ‘pobrismos’

FOLHA DE S. PAULO
Leão XIV publica primeiro documento de alto nível do papado

O ESTADO DE S. PAULO
Papa Leão XIV critica ricos em 1º documento de alto nível de seu papado

VEJA
Leão XIV faz críticas às políticas de Trump em primeiro grande documento de seu papado 

Deixe um comentário