A Kolping Brasil conta com 166 unidades, presentes em 110 municípios, de 18 estados. São 4,8 mil associados e 626 voluntários trabalhando em programas e projetos, com mais de 1 milhão de atendimentos, beneficiando 398 mil pessoas, sendo 153 mil diretamente e 245 mil indiretamente
A KOLPING BRASIL é uma associação católica sem fins lucrativos que atua na superação da pobreza, por meio de formação e trabalho. Com a abertura de sua primeira unidade no Brasil em 1923, neste ano completou um século de atuação no País. Trabalha em duas dimensões: comunitária e social. Na vida comunitária, promove a experiência do encontro, da partilha, das atividades em comum que visam a desenvolver os associados por meio de formações, retiros, encontros, atividades recreativas, culturais e esportivas para cultivar o amor fraterno e a experiência da vida em comunidade; Na vida social, realiza projetos e ações sociais que visam a resolver crises, misérias e dramas na vida de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.
Sua atuação se dá com o trabalho de pessoas engajadas nas Comunidades Kolping, muitas atuando de maneira voluntária. Elas identificam as principais necessidades sociais de sua localidade e desenvolvem projetos com impacto transformador. O envolvimento da comunidade local na solução de seus próprios problemas sociais faz com que os projetos tenham uma identidade própria que consegue valo- rizar a cultura regional promovendo o protagonismo da população envolvida.
Todos os projetos realizados no país fazem parte dos 5 programas sociais da KOLPING BRASIL:
1.Programa de Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes: desenvolve projetos de creches, contraturno escolar e fortalecimento de vínculos familiares, criando alternativas para colaborar com a diminuição da desigualdade social, garantindo um desenvolvimento digno para essas crianças e jovens. Este programa é fundamental para que tenham menor risco e vulnerabilidade social, transformando suas vidas e de suas famílias.
2. Programa de Formação de Jovens e Adultos e Empreendedorismo: desenvolve projetos de formação profissional, geração de trabalho e renda, alfabetização de jovens e adultos, intercâmbio cultural, empreendedorismo e desenvolvimento de trabalhadores autônomos, garantindo um desenvolvimento digno para esses jovens e adultos. O trabalho gera oportunidade de superação da pobreza e de todos os males que a acompanham. Por meio dele, muitas famílias elevam sua condição de vida no aspecto econômico, material e, principalmente, recuperam a dignidade e autoestima que haviam perdido.
3. Programa de Combate à Fome e à Seca: desenvolve projetos de agricultura e pecuária familiar, tração e reprodução animal, armazenamento e manejo sustentável da água, garantindo a convivência digna no semiárido. Por meio deste programa são construídas cisternas que coletam e armazenam água captada das chuvas. As famílias recebem formação para armazenar, tratar e utilizar a água de maneira sustentável. Também são produzidas hortas e ensinadas técnicas de aquisição, reprodução e venda de animais, produção de artesanatos e produtos caseiros, e desenvolvimento de pequenos empreendimentos produtivos.
4. Programa de Promoção Integral da Família: desenvolve projetos de apoio psicossocial, apoio à moradia, assistência a pessoas com deficiência, promoção de pessoas da terceira idade, assistência emergencial e projetos voltados às mulheres, garantindo um desenvolvimento digno às famílias. Esses projetos têm o objetivo de fortalecer a função protetiva da família e seus membros, que estão em situação de risco e vulnerabilidade, fornecendo atendimento socioassistencial quando necessário, visando a potencializar a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida da família e da sociedade como um todo.
5. Programa de Desenvolvimento Comunitário: viabiliza a estrutura necessária à realização dos projetos sociais, como: capacitação de lideranças, formação associativa e sociopolítica, aquisição de equipamentos, reforma ou construção de unidades, negócios sustentáveis, realização de eventos, investimento em pessoas, materiais de comunicação e despesas de suporte aos projetos sociais. É por meio dessas ações de formação e convivência para os associados e líderes Kolping que é possível mobilizar pessoas para a causa da superação da pobreza, fazendo com que a ação social da Kolping aconteça efetivamente, transformando as realidades sociais.
Os princípios pelos quais os programas e projetos devem acontecer estão alicerçados em 3 fundamentos que são: A pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo; a Doutrina Social da Igreja; a vida e obra do Beato Adolfo Kolping. Assim, toda ação da Kolping é orientada por princípios seguros que conduzem a pessoa humana em direção ao bem comum.
PARA SABER MAIS SOBRE A KOLPING
Acesse: https://kolping.org.br/
Siga suas redes sociais!
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/kolpingbrasil_/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/kolping.brasil/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC-54eJvnlS-xm_MTtefLjWw
TWITTER: https://twitter.com/kolpingbrasil
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/company/obra-kolping-do-brasil/