O Papa Francisco, em sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2022*, nos apresenta a importância do trabalho para a construção da paz.

O trabalho é um fator indispensável para construir e preservar a paz. Constitui expressão da pessoa e dos seus dotes, mas também compromisso, esforço, colaboração com outros, porque se trabalha sempre com ou para alguém. Nessa perspectiva acentuadamente social, o trabalho é o lugar em que aprendemos a dar a nossa contribuição para um mundo mais habitável e belo.
[…] Com efeito, o trabalho é a base sobre a qual se há de construir a justiça e a solidariedade em cada comunidade. Por isso, “não se deve procurar que o progresso tecnológico substitua cada vez mais o trabalho humano: procedendo assim, a humanidade prejudicar-se-ia a si mesma. O trabalho é uma necessidade, faz parte do sentido da vida nesta terra, é caminho de maturação, desenvolvimento humano e realização pessoal” (Laudato si’, LS128). Temos de unir as ideias e os esforços para criar as condições e inventar soluções a fim de que cada ser humano em idade produtiva tenha a possibilidade, com o seu trabalho, de contribuir para a vida da família e da sociedade.
É urgente promover em todo o mundo condições laborais decentes e dignas, orientadas para o bem comum e a salvaguarda da criação! É necessário garantir e apoiar a liberdade das iniciativas empresariais e, ao mesmo tempo, fazer crescer uma renovada responsabilidade social para que o lucro não seja o único critério-guia.
Nessa perspectiva, devem ser estimuladas, acolhidas e sustentadas as iniciativas, em todos os níveis, que solicitam as empresas a respeitar os direitos humanos fundamentais de trabalhadoras e trabalhadores, sensibilizando nesse sentido não só as instituições, mas também os consumidores, a sociedade civil e as realidades empresariais […] Sobre este aspecto, é chamada a desempenhar um papel ativo a política, promovendo um justo equilíbrio entre a liberdade econômica e a justiça social.
FRANCISCO. Mensagem para a Celebração do 55º Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 2022. Vaticano, 8 de dezembro de 2021