‘Com o rosto por terra, agradeceu-lhe’ 

Na passagem da “cura dos dez leprosos”, Nosso Senhor Jesus Cristo faz um elogio e uma crítica. Fez um elogio implícito a um samaritano, o único dentre aqueles pobres homens que, “ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu” (Lc 17,15). E, por outro lado, fez uma crítica aos demais nove que, libertos da doença incurável, nem sequer lhe agradeceram: “Não houve quem … Leia mais

A Igreja é missão

Outubro é o mês missionário e o tema é “A Igreja é missão”, e, como inspiração bíblica, “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A Igreja, em sua identidade, é essencialmente missão e missionária, pois não se reduz a uma dimensão ou número de atividades. Neste ano, a Campanha Missionária completa 50 anos de história, e estamos celebrando como “ano jubilar missionário”. Antes de tudo, é preciso ser discípulos missionários de Jesus Cristo, no anúncio e testemunho do Evangelho, e rezar pelas … Leia mais

Por que quem não se casou na Igreja é proibido de comungar?

A dúvida a que respondo hoje é a do Luiz Antonio, do bairro Jardim Regi. Meu irmão, se o Sexto Mandamento – não pecar contra a castidade – nos faz entender que só no casamento é permitido o sexo, em vista do amor e da propagação da espécie, é fácil entender que está fora do projeto de Deus quem tem uma vida conjugal fora do casamento.  Além disso, meu irmão, o que o impede de cumprir a vontade de Deus … Leia mais

A indigna pena de morte

Desde 2003, uma coalização de entidades e organizações dedica o dia 10 de outubro à abolição da pena de morte.  Há poucos dias, uma instituição de pesquisas registrou que, no Brasil, o tema da pena de morte é objeto de bem aguçada controvérsia. De fato, enquanto 49% dos pesquisados são contrários à medida, 42% se mostram a favor. Menos de 10% dos entrevistados não têm opinião firmada a respeito.  Trata-se de assunto que, para se utilizar expressão bem em voga … Leia mais

Sobre olhar os fatos e aprender com eles

Hoje, gostaria de convidar os pais e mães leitores desta coluna a um olhar corajoso e sincero para a realidade.  Vemos crescer cotidianamente os casos de adolescentes desorientados, depressivos, bem como de suicídios na adolescência, de pessoas cada vez mais dependentes dos pais. Os jovens demoram mais a definir a vida profissional, a se manter de modo autônomo, casam-se mais tarde, enfim, podemos dizer que precisam dos pais por mais tempo do que há anos.  Voltando nosso olhar para as … Leia mais

Seis décadas da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II

A bimilenar e atuante Igreja de Cristo está celebrando, em 2022, seis décadas da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, cujos trabalhos se iniciaram oficialmente em 11 de outubro de 1962. No limiar dos anos 1960, do século XX, no pontificado de São João XXIII, a Esposa de Cristo respondia às urgências do homem contemporâneo.  Nos seus 2 mil anos de História, a Igreja de Cristo tem-se mostrado sempre presente e, coerentemente atuante, na sociedade em que está inserida. Os … Leia mais

A vinha do Senhor

A 5º sessão da assembleia do sínodo arquidiocesano de São Paulo, realizada no sábado, dia 1º, foi iluminada pelo trecho do Evangelho segundo São Mateus (20,1-16), em que Jesus compara o Reino de Deus ao proprietário generoso que chama os trabalhadores para a sua vinha. Metaforicamente, a vinha é a Casa de Israel, o Povo de Deus a ser cuidado. Ambientada na comunidade de Mateus, a parábola reflete a resistência dos primeiros membros para aceitar os novos que se convertiam, … Leia mais

Aumenta a nossa fé!

Já se disse que, em nossos dias, há muita religião, mas pouca fé. Será assim mesmo? Também se disse que as confusões religiosas, a instrumentalização da religião para muitos fins, inclusive ideológicos, econômicos e políticos, decorrem da falta de fé verdadeira. Fala-se da fé como de um desejo ou expectativa humanos em relação àquilo que pode vir a acontecer, ou se deseja que aconteça: “Tenho fé que vou ganhar na loteria”… “Tenho fé que vou passar no exame”… Essa poderia … Leia mais

‘Servos inúteis’

Hoje facilmente nos iludimos pelo desejo de sermos “protagonistas”. Valorizam-se pessoas “independentes”, que vivem “por conta própria”. Aos jovens, incute-se a pretensão de serem “originais”; de trilharem o seu próprio caminho e de romperem com os padrões. Criou-se uma moral falsa que identifica o bem e a felicidade com a originalidade e a independência.  Para uma cabeça formatada desse modo, são chocantes e incompreensíveis as palavras do Senhor: “Quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; … Leia mais
biblia

Ler a Bíblia do começo ao fim é necessário?

A pergunta acima foi enviada pela Maria Aparecida, da Vila Prudente. Minha irmã, é claro que você pode ler a Bíblia do começo ao fim. Eu penso, porém, que vale a pena começar pelos santos Evangelhos, pois eles nos trazem a Boa-Notícia de Jesus. Uma vez conhecido bem os quatro Evangelhos, uma vez criada a consciência da pessoa de Jesus, aí nós podemos, pouco a pouco, dar conta de como o Antigo Testamento prepara o Novo Testamento.  Vamos percebendo, também, … Leia mais