A comunicação que evangeliza

No domingo, 21 de maio, a Igreja celebra a solenidade da Ascensão de Jesus aos céus. Após a ressurreição dos mortos, Jesus se manifesta uma última vez aos apóstolos, envia-os em missão e diante deles se eleva para sempre à glória do Pai. A Igreja expressa a sua fé neste acontecimento de grande significado de maneira sintética e forte: “Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. E seu reino não terá fim”.

Antes, porém, de se elevar aos céus, Jesus enviou os apóstolos em missão, prometendo-lhes o dom do Espírito Santo e a sua permanente companhia: “Estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”. O envio em missão está relacionado com o anúncio do Evangelho a toda criatura por palavra e testemunho: “Vós sereis minhas testemunhas”. E os apóstolos iniciaram a sua missão da Igreja, mediante a ajuda do Espírito Santo, assim como continua até os dias de hoje. A missão dos apóstolos e da Igreja é, portanto, um fato de comunicação, por palavras e exemplos de vida.

Não é de agora que a comunicação é uma ação central para a Igreja. A evangelização é a ação comunicadora do Evangelho, de muitas maneiras, e não apenas mediante o uso de meios de comunicação e imprensa, ou mediante as novas mídias. A boa comunicação na Igreja começa com o bom acolhimento de todas as pessoas nos ambientes paroquiais, nas igrejas, nas celebrações e reuniões. O visual de nossos templos, lugares de reunião e celebração, bem como a apresentação e atitude pessoal de cada cristão, também são fatores de comunicação. A limpeza, a arrumação estética dos espaços celebrativos, nossas comunidades, organizações, estruturas eclesiais também passam mensagens, que podem ser edificantes ou não.

Mais ainda, cada cristão em particular comunica mediante o seu modo de viver e de agir. Jesus Cristo, Filho de Deus, vivendo entre os homens, comunicava a imagem do Pai celeste, o Deus invisível, mediante a palavra do Evangelho, seus gestos e atitudes. Tudo, em sua pessoa, comunicava o reino de Deus, anunciado e presente no mundo na sua pessoa. Também os cristãos, discípulos de Jesus, são enviados ao mundo para comunicar a todos as “boas novas” do reino de Deus.

É o caso de nos perguntarmos: qual o tipo de mensagem e imagem que nós comunicamos ao mundo, como Igreja de Cristo? Nossas boas ações e iniciativas de caridade e solidariedade certamente comunicam uma mensagem boa. Mas nossas divisões e brigas, nossas invejas e queixas internas, bem como nosso azedume, falta de vibração e desânimo comunicam mensagens de pouca credibilidade.

Por isso, é importante que nossas organizações eclesiais, paróquias, comunidades, grupos e movimentos zelem pelo bom nome da Igreja e de suas organizações e pessoas. A retidão moral na vida pessoal e social, bem como o interesse em participar da edificação do bem comum precisam fazer parte de nossa comunicação testemunhal do Evangelho.

A caridade, a sensibilidade humana diante dos sofrimentos do próximo e a ajuda samaritana devem ser marcas das nossas comunidades e do nosso comportamento pessoal. Nossas celebrações feitas bem, nossas igrejas e lugares de celebração bem arrumados, a boa acolhida de quem chega, os nomes visíveis dos nossos templos, nossa postura pessoal digna e correta, como convém a discípulos de Cristo, tudo isso é comunicação e mensagem, mesmo sem palavras. Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, pensemos nisto: somos nós bons comunicadores da Boa-Nova de Jesus Cristo?

Na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, o Papa Francisco recorda que a boa comunicação deve ser feita com amor e deve visar à edificação no bem. A comunicação não deve ser usada para destruir, matar, semear ódio, divisão e discórdia. Mesmo quando a comunicação precisa “colocar o dedo nas feridas” e fazer denúncias, isso precisa ser feito por amor e com atitude de amor. Do contrário, não ajudará a corrigir erros, nem a promover o bem entre as pessoas. Que nossa forma de comunicar traduza sempre a intenção de realizar a obra boa.

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