Deus Existe?

A questão da existência de Deus foi proposta ao ChatGPT que deu a seguinte resposta: “A existência de Deus é uma questão complexa e controversa, que tem sido debatida por filósofos, teólogos e cientistas ao longo da história. Algumas pessoas acreditam firmemente na existência de Deus, enquanto outras não acreditam ou são agnósticas, ou seja, não têm certeza se Deus existe ou não. Não é possível provar ou refutar a existência de Deus empiricamente, ou seja, por meio da observação e experimentação científica. Cada pessoa pode chegar às suas próprias conclusões com base em sua crença, fé e experiências pessoais. Algumas pessoas argumentam que a complexidade e a ordem do universo, bem como a consciência e a moralidade humanas, são evidências da existência de Deus. Outros argumentam que a falta de evidência concreta e o problema do mal e do sofrimento no mundo sugerem que Deus não existe.”

No entanto, o aplicativo completa: “Como assistente virtual, não posso ter opinião pessoal, e minha resposta é baseada na informação disponível sobre a questão. Acredito que é importante respeitar a diversidade de crenças e opiniões e encorajar um diálogo respeitoso e construtivo sobre essa questão complexa e significativa.”

ChatGPT é algo que está mexendo com todos. É o assunto do momento e há razões para isso. Esse aplicativo que lida com Inteligência Artificial (I.A.) responde sobre qualquer questão, em qualquer idioma. Conquistou mais de um milhão de usuários em cinco dias. As pessoas estão espantadas com os recursos de linguagem aparentemente natural desse chatbot (robô). Não apenas pela boa compreensão de perguntas, mas, também, pelas respostas como se fossem humanas. Os usuários sentem como se estivessem conversando com um ser humano real. O chat pode escrever contos, poesias, responder sobre cálculos matemáticos, fazer traduções, letras de músicas e mais uma infinidade de coisas.

GPT significa “Generative Pretrained Transformer” que, segundo o próprio aplicativo, trata-se de um tipo de linguagem treinada previamente em grande quantidade de textos na internet antes de ser utilizado para realizar tarefas de processamento de linguagem natural, como responder perguntas e gerar textos. Esse aplicativo vai revolucionar várias atividades, funções, empregos e negócios. Várias tarefas tediosas do dia a dia deixarão de ser feitas pelas pessoas e passarão a ser realizadas por robôs. Por exemplo, os bots poderão negociar o plano de internet residencial. Os impactos serão sentidos em todas as áreas, e as religiões não serão exceção. Resta saber como os integrantes das religiões irão interagir com esse tipo de inteligência. Como as religiões irão se relacionar e interagir com softwares como esse na sua missão. Assusta o fato de que o grau da qualidade atual do chatGPT já é muito bom, mas como se trata de um software generativo será cada vez melhor.

A resposta à questão da existência de Deus pode satisfazer a muitas pessoas, mas não é a resposta adequada para a religião católica. Uma das melhores respostas que podemos encontrar é a dada por São Tomás de Aquino, que dedica o primeiro volume da Suma Teológica a responder sobre a existência de Deus. Mas, como levar esse tipo de respostas de forma mais clara e objetiva a todos os cristãos?

Esse é um exemplo de que temos que buscar caminhos não somente para apreender a utilizá-lo bem e para o bem. Mas, como pode ser utilizado para a evangelização e promoção humana?

A humanidade já assistiu a muitas inovações revolucionárias que foram criadas com a intenção de permitir a nossa evolução como seres humanos, mas juntamente com o resultado positivo, trouxe muita coisa ruim. Vamos confiar que a nossa inteligência natural seja maior que a artificial.

Fabio Gallo, é professor da Fundação Getulio Vargas – SP; foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo Daniel Marques Mesquita
Paulo Daniel Marques Mesquita
7 meses atrás

Deus existe sim pois ele é o próprio equilíbrio do universo e ninguém o criou portanto ele é o próprio verbo

eu sei sobre ele
eu sei sobre ele
5 meses atrás

Deus Deus não existe Deus é tudo que está sobre nós, exite um nível de poder entre os humanos mais apenas um ser chegou até esse nível jesus, a maioria precisa conhecer esse pode pq a Vera o bem e o mal então nem todos nós somos diguino deste pôde mandado para os homens,( Deus diz que faça a luz entre os homens) luz não e o sol luz e energia ente nos

Arthur
Arthur
5 meses atrás

Seu mão de vaca seu bosta seu merda porra caramba caralho seu mão de vaca

Cláudio jose carvalho silva
Cláudio jose carvalho silva
3 meses atrás

Com deus existe