Chamados a semear a esperança e a construir a paz

Estamos no Tempo Pascal e no próximo domingo, dia 21 de abril, o IV da Páscoa, temos o Evangelho  de  Jesus Cristo, Bom Pastor. E desde o Santo Papa Paulo VI, que o instituiu, temos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O tema da mensagem do Papa Francisco para este Dia é “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”. Na sua Mensagem para esta jornada de oração, diz o Santo Padre: “Este Dia é dedicado de modo particular à oração para implorar do Pai o dom de santas vocações para a edificação do seu Reino: ´Rogai ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe´ (Lc 10,2)… Neste ano de 2024, dedicado precisamente à oração como preparação para o Jubileu, somos chamados a descobrir o dom inestimável de poder dialogar com o Senhor, de coração a coração, tornando-nos, assim, peregrinos de esperança, porque “a oração é a primeira força da esperança. Tu rezas e a esperança cresce, avança. Diria que a oração abre a porta à esperança. A esperança existe, mas com a minha oração, abro a porta”.

Como nos recorda o Papa Francisco, este Dia de Oração pelas vocações é um convite a considerar o grande dom da vocação que nos é dado e que nos permite participar de seu grande projeto de amor e de encarnação da beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida. Ao mesmo tempo, somos convidados a recordar e expressar nossa gratidão a todos que abraçam uma vocação e a vivem como um compromisso fiel, cotidiano e, muitas vezes, escondido. Todos somos chamados a uma vocação: aqui devemos nos lembrar de todos os cristãos leigos e leigas, as famílias, os consagrados e consagradas, os ministros ordenados. Quanto a estes, diz o Papa: “E penso naqueles que acolheram a chamada ao sacerdócio ordenado, se dedicam ao anúncio do Evangelho, repartem a sua vida – juntamente como Pão Eucarístico – pelos irmãos, semeiam esperança e mostram a todos a beleza do Reino de Deus”.

Somos um povo a caminho e na perspectiva da comunidade eclesial temos uma polifonia de carismas e vocações. Diz o Papa Francisco que este Dia Mundial traz a marca da sinodalidade, pois há muitos carismas e somos chamados a escutar-nos reciprocamente e a caminhar juntos, pois somente assim podemos discernir o que Espírito quer de cada um de nós. Também no percurso que nos prepara para o Ano Jubilar de 2025, somos chamados “dar corpo e coração” à esperança do Evangelho, promovendo a unidade e a fraternidade em nossa vida e missão. Que cada um de nós, em sua vocação, seja, com a ajuda do Espírito Santo, um semeador de esperança e de paz. É nossa responsabilidade e compromisso como discípulos e missionários que somos, pela graça do santo Batismo, pelo qual fomos chamados à santidade.

Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, vamos todos elevar nossas preces ao Senhor da Messe para que mande muitas, santas e boas vocações à santa Igreja, que como sacramento da salvação está a serviço da evangelização do mundo. Em particular, na Mensagem para este Dia, o Papa Francisco faz um apelo especial aos jovens, dizendo: “Deixai-vos fascinar por Jesus, dirigi-Lhe as vossas perguntas importantes, por meio das páginas do Evangelho, deixai-vos desinquietar pela sua presença que sempre nos coloca, de forma proveitosa, em crise. Ele respeita mais do que ninguém a nossa liberdade, não Se impõe, mas propõe-Se: dai-Lhe espaço e encontrareis a vossa felicidade no seu seguimento e, se vo-la pedir, na entrega total a Ele”. Rezemos sempre pelas vocações.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários