Os arquivos da Igreja Católica: uma necessidade em vista da evangelização

A documentação conservada nos arquivos da Igreja Católica é um patrimônio valioso para a evangelização e para a história da humanidade. Há uma quantidade incalculável de material conservado nos arquivos do Vaticano desde os primeiros séculos do Cristianismo; além de toda documentação produzida e até hoje administrada pelos mosteiros, dioceses, paróquias, universidades católicas, associações de fiéis, obras de assistência social, hospitais e pela vida consagrada nas diversas instâncias de governo (casa, província, governo geral). 

Os arquivos eclesiásticos transmitem a história de fé do povo de Deus e ecoam a encarnação do Verbo. De fato, a fé encarna-se na história humana e os arquivos documentam as consequências na nossa vida dos passos de Jesus Cristo neste mundo. Na especificidade histórica das comunidades, documentada e conservada nos arquivos, mostram-se os vestígios da ação de Cristo que fecunda a sua Igreja, sacramento universal de salvação, e a insere nos caminhos da humanidade. 

Em 1997, a Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, instituída pelo Papa João Paulo II, publicou o documento A função pastoral dos arquivos eclesiásticos, ressaltando a importância da transmissão do patrimônio escrito como memória da evangelização e instrumento pastoral. 

Para tanto, é necessário investimento financeiro, uma administração profissional dos arquivos, com lugares adequados e pessoas preparadas. Como temos acesso aos documentos do primeiro milênio do Cristianismo, também somos responsáveis hoje pela conservação do material que permanecerá para as futuras gerações e os próximos milênios. 

Nas paróquias e nas comunidades, é fundamental mostrar que o cuidado e a valorização dos arquivos assumem grande importância cultural e pastoral. É necessário manter no arquivo as atas dos diversos conselhos, os documentos sobre os sacramentos, as comunicações da cúria diocesana, os documentos contábeis e os registros de propriedade. Melhor seria convergir o empenho das paróquias da diocese ou da conferência episcopal em linhas de organização comuns quanto à metodologia de coleta documental, conservação, proteção e utilização. 

Algumas iniciativas ajudariam a encorajar os arquivistas eclesiásticos no seu trabalho de proteção e administração dos arquivos. Primeiro, promover a participação nas associações nacionais competentes neste setor; de- pois, as faculdades de Teologia e Direito Canônico poderiam promover conferências sobre a gestão dos arquivos eclesiásticos. No Arquivo Apostólico Vaticano, por exemplo, há uma escola de arquivística, fundada em 1884, que formou gerações de pesquisadores e ainda hoje oferece diversos cursos especializados com exercícios práticos realizados sobre documentos originais (www.archivioapostolicovaticano.va). 

Os arquivos não são uma burocracia inútil, mas um bem cultural de primordial importância, cuja peculiaridade consiste em registrar e conservar pelos documentos a trajetória percorrida ao longo dos séculos pela Igreja nas realidades que a compõem. O Código de Direito Canônico determina que as dioceses (cânones 482-491), paróquias (cânon 535) e fundações (cânon 1306) tenham seus arquivos. Como lugares de memória, devem recolher sistematicamente todos os dados, com os quais se escreve a história da comunidade eclesial, para oferecer a possibilidade de uma avaliação adequada do que foi feito, dos resultados obtidos, das omissões e dos erros. 

A consciência sobre a historicidade de nossa existência e de nossa fé nos leva à convicção de que não somos os primeiros membros da Igreja e não seremos os últimos. 

Padre Denilson Geraldo, SAC, membro do Conselho Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), é professor na Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale. 

As opiniões expressas na seção “Opinião” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editorais do jornal O SÃO PAULO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários