No Regina Caeli, Leão XIV exorta que todos na Igreja encorajem os jovens no caminho vocacional

Da sacada principal da Basílica de São Pedro, Pontífice rezou a oração mariana com o fiéis reunidos na Praça no 4º Domingo da Páscoa

“Considero um dom de Deus que o primeiro Domingo do meu serviço como Bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor, o 4º Domingo do Tempo Pascal. Neste Domingo, proclamamos sempre na Missa uma passagem do capítulo décimo do Evangelho de João, na qual Jesus se revela como o verdadeiro Pastor, que conhece e ama as suas ovelhas e dá a vida por elas”.

Assim falou o Papa Leão XIV ao se dirigir à multidão de fiéis na Praça São Pedro, no domingo, 11, a partir da sacada principal da Basílica, para rezar a oração mariana do Regina Caeli, neste domingo em que também se comemora o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.  

Ao meditar o Evangelho proposto pela liturgia neste 4º Domingo da Páscoa, Leão XIV recordou a afirmação de Jesus “que conhece as suas ovelhas e que elas escutam a sua voz e O seguem (cf. Jo 10,27)”. Disse ainda que como ensina o Papa São Gregório Magno, as pessoas “correspondem ao amor daquele que as ama”.

ACOMPANHAR AS VOCAÇÕES, ESPECIALMENTE DOS JOVENS

Em seguida, o Papa expressou sua alegria de rezar com todo o Povo de Deus pelas vocações: “A Igreja tem grande necessidade de vocações sacerdotais e religiosas! E é importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos.”

Leão XIV também recordou o convite que o Papa Francisco deixou na sua Mensagem para esta ocasião: “a acolher e acompanhar os jovens. E peçamos ao nosso Pai celeste que sejamos uns para os outros, cada um segundo a sua condição, pastores ‘segundo o seu coração’ (cf. Jr 3,15), capazes de se ajudarem mutuamente a caminhar no amor e na verdade”.

E dirigindo-se diretamente aos jovens, o novo Papa exortou-lhes: “Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e do Cristo Senhor!”. E lembrou-lhes: “Que a Virgem Maria, cuja vida inteira foi uma resposta ao chamado do Senhor, nos acompanhe sempre no seguimento de Jesus”,

JUBILEU DAS BANDAS E DO ESPETÁCULO POPULAR

Ainda na saudação aos fiéis, o Papa recordou que neste 11 de maio, neste Ano Santo, Roma acolhe o Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular.

Aos participantes deste Jubileu, o Leão XIV deixou uma mensagem de agradecimento: “Saúdo com afeto todos estes peregrinos e agradeço-lhes porque, com a sua música e as suas apresentações artísticas, alegram a festa de Cristo Bom Pastor: sim, é Ele que guia a Igreja com o seu Espírito Santo.”

(Com informações de Vatican News em Português e Espanhol)

Deixe um comentário