Avatar (2009)

Reprodução

Uma das maiores bilheterias de todos os tempos, com Oscar de direção de arte, efeitos visuais e fotografia, Avatar foi a primeira produção na qual pessoas atuaram num cenário totalmente gerado por computação gráfica. Isso permitiu uma experiência imersiva, na qual o espectador parecia entrar realmente em um novo mundo, com paisagens exóticas e criaturas fantásticas: Pandora, um mundo edênico, habitado pelos Na’vi, uma tribo que vive em absoluta harmonia com seu ecossistema.

O filme pode ser visto como uma grande parábola que retoma a história real da conquista da América pelos europeus. Na história, uma corporação humana pretende explorar os recursos naturais de Pandora, exterminando seus habitantes originais. A trama gira em torno de um soldado paraplégico que se torna um avatar, um corpo de Na’vi controlado por um humano, para se infiltrar na tribo – e que, obviamente, irá passar para o lado dos oprimidos. Em tempos de crise ambiental planetária, Avatar mostra a força da utopia ecológica e do mito do “bom selvagem”, recorrentes em nossa sociedade.

Na sociedade moderna, existe um inegável mal-estar com a civilização ocidental. Em nenhum outro tempo e lugar, provavelmente, os seres humanos questionaram e negaram com tal veemência sua própria cultura. Uma inegável “nostalgia do Eden”, o desejo de uma pureza original, perdida com o pecado original e a expulsão do paraíso, deixou de ser uma manifestação da religiosidade para se tornar um estado de espírito comum a todos (afinal, quem não quer passar as férias em meio à natureza paradisíaca?). Tal é o segredo do sucesso de Avatar

Uma continuação foi produzida em 2022 (Avatar: O Caminho da Água) e outra está programada para 2025.

AVATAR

Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron, Shane Salerno e Joseph Campbell
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang e Michelle Rodriguez
Duração: 162 minutos
Disponível: Disney+, Amazon Prime Video

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários