Documentário alemão revela a vida monástica por meio de uma experiência cinematográfica radical que desafia as convenções narrativas

O GRANDE SILENCIO (DIE GROßE STILLE)
Direção e roteiro: Philip Gröning
Produção: Philip Gröning Filmproduktion, Ventura Film S.A., junto com ARTE G.E.I.E., Bayerischer Rundfunk e RSI Radiotelevisione Svizzera (Alemanha, França, Suíça, 2005)
Duração: 162 minutos (2 horas e 42 minutos)
Disponibilidade: Lumine
Em 2005, o cineasta alemão Philip Gröning lançou seu documentário revolucionário, O Grande Silêncio. Havia aguardado 16 anos pela permissão para filmar na Grande Chartreuse, o mosteiro-mãe da Ordem Cartuxa, situado nas montanhas ao norte de Grenoble, tornando-se o primeiro cineasta a capturar as faces dos monges, pertencentes a uma das comunidades religiosas mais austeras do mundo cristão.
Proibida a luz artificial, música adicional ou comentários, Gröning trabalhou sozinho durante seis meses, operando câmera, som e carregando 20 quilos de equipamentos. Viveu segundo as regras dos cartuxos, documentando o passar do tempo, as estações, orações e atividades cotidianas.
Com 162 minutos, o filme mantém muito pouca fala, apenas telas com passagens bíblicas. Sem música de fundo ou narração, ouvem-se apenas ruídos ambientais: o sino, o fogo nas celas, o canto litúrgico. A extrema falta de recursos paradoxalmente intensifica o poder artístico do filme. Cada plano, cada transição, cada momento de silêncio torna-se precioso e carregado dew significado. Cada atividade – do jardim à preparação do pão, das orações aos passeios dominicais – reflete a importância espiritual da vida contemplativa. A montagem durou dois anos e meio.
Em 2005, o filme recebeu o Prêmio da Crítica de Cinema Alemã. Em 2006, conquistou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance, o Prêmio Europeu de Cinema e o Prêmio Bávaro de Cinema. A Academia Europeia justificou afirmando que “o filme toca o mundo misterioso da fé e nossa necessidade de silêncio em contraste com a vida moderna”.
Em um contexto saturado de estímulos auditivos, O Grande Silêncio oferece um antídoto profundo. Mais do que um registro antropológico, é uma obra que explora como o cinema pode comunicar experiências espirituais e como a ausência de som pode ser mais eloquente do que qualquer trilha convencional.
A Lumine, que distibui no Brasil O Grande Silêncio, é o maior streaming de filmes, séries e desenhos católicos do Brasil. Nascido em um mosteiro da Ordem de Cister, no Rio Grande do Sul, em 2019, já atinge mais de 300 mil pessoas. Conta com um acervo único de filmes e séries confiáveis, que foram selecionados por sua equipe de curadoria, oferecendo conteúdos para assistir em família.



