O místico e a realidade

O Cristianismo surgiu e se espalhou em um mundo muito culto e muito cínico – em um mundo muito moderno […] Vale a pena notar que as religiões quase sempre surgem dessas civilizações céticas […] É uma religião muito mística. Tem sido, no entanto, a religião da parte mais prática da humanidade. Tem muito mais paradoxos do que as filosofias orientais, mas também constrói estradas muito melhores […] O cristão, repito, coloca o mistério em sua filosofia. Esse mistério, por sua escuridão, ilumina todas as coisas. Uma vez que isso lhe é concedido, e a vida é vida, e o pão é pão, e o queijo é queijo – ele pode rir e lutar. O determinista [Nota do Editor: aquele para o qual tudo é determinado pela matéria] faz questão da vontade lógica e lúcida, e, à luz dessa lucidez, todas as coisas são obscuras, as palavras não têm sentido, as ações não têm objetivo. Ele fez de sua filosofia um silogismo e de si mesmo um lunático ininteligível. Não se trata de uma questão entre o misticismo e a racionalidade. É uma questão entre o misticismo e a loucura. Pois o misticismo, e somente o misticismo, tem mantido os homens sãos desde o início do mundo. Todos os caminhos retos da lógica levam a algum hospício, ao anarquismo ou à obediência passiva, a tratar o universo como um relógio de matéria ou então como uma ilusão da mente. Só o místico, o homem que aceita as contradições, pode rir e caminhar sem dificuldade pelo mundo

Trecho de CHESTERTON, G.K.  Why I Believe in Christianity, comentando a obra de seu debatedor e amigo Robert Blatchford. Selecionado por Gabriel de Vitto).

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