32º Curso dos Bispos do Brasil trata sobre as novas comunidades e a evangelização

Carlos Moioli/Arquidiocese do Rio de Janeiro

Bispos de diferentes dioceses brasileiras participaram entre os dias 23 e 27 de janeiro do 32o Curso Anual dos Bispos do Brasil, realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, com o tema “Novas comunidades e a evangelização hoje”. 

Na abertura dos trabalhos, o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, recordou que o tema foi escolhido a partir dos questionamentos surgidos no curso de 2022 e que a meta é que as informações apresentadas possam auxiliar os bispos em seus trabalhos e no pastoreio das novas comunidades. 

Ao longo dos dias de formação, houve painéis temáticos com a participação de fundadores de novas comunidades, como Moysés Azevedo, da Comunidade Católica Shalom, e os bispos também conheceram de perto o trabalho de evangelização voltado aos jovens que esta realiza em um shopping center do Rio de Janeiro, onde há uma capela, aberta diariamente para adorações, missas, acompanhamentos espirituais e grupos de oração.

Uma das conferências do curso foi conduzida pelo Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, com a temática “Desafios e caminhos: Uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.

Cardeal Farrell destacou que a função do bispo é de ser um verdadeiro evangelizador e “não simplesmente um administrator de estruturas eclesiásticas”. Para tal, deve contar com colaboradores para difundir a mensagem de Cristo, e estes também estão nas novas comunidades, as quais o bispo deve motivar e encorajar frequentemente. 

O Prefeito do Dicastério ponderou que sempre é preciso que se zele pela unidade da Igreja e pela compreensão da ação do Espírito Santo, que se manifesta na diversidade de dons e carismas:  “O Espírito Santo suscita em alguns homens a vocação a ser pastores e o mesmo Espírito Santo suscita os carismas das novas comunidades. Sem contradição. Não existe um espírito que inspira a hierarquia e um outro espírito que torna a Igreja viva e carismática. Assim como não é concebível um Espírito Santo que aja de fora da Igreja!”. 

Na conclusão do curso, na sexta-feira, 27, houve a missa presidida pelo Cardeal Tempesta e a conferência conclusiva, com a participação de Dom Antônio Catelan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Luis Navarro, Reitor da Pontificia Università dela Santa Croce, em Roma; e Padre Alexandre Awi, Superior geral do Instituto Secular dos Padres de Shoenstatt.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários